Franzininho Wi-Fi ESP32-S2 com CircuitPython

Posted by

Neste artigo vamos aprender a progamar a Franzininho Wi-Fi ESP32-S2 com CircuitPython, utilizando a Thonny IDE. Lembre-se que já programamos a placa com microPython e com Arduino.

E porque CircuitPython? Essa linguagem foi criada pela empresa Americana Adafruit, baseada no circuitPython. O grande objetivo do CircuitPython é ser mais amigável para iniciantes. E é claro, rodar em muitas das placas da Adafruit.

Inicialmente devemos gravar o bootloader do CircuitPython na ESP32-S2, seguindo este procedimento (veja o vídeo no link). Para isso baixe o bootloader desejado deste link e execute o procedimento neste link (uma ferramenta adaptada pelo Fabio Souza).

Fonte: https://github.com/adafruit/circuitpython
Fonte: https://github.com/adafruit/circuitpython

Agora que gravamos o bootloader, a Franzininho Wi-Fi ESP32-S2 deve aparecer no computador como se fosse um disco rídigo/pendrive/etc.

Utilizando a Thonny IDE, fiz o seguinte código para piscar um LED onboard e ao mesmo tempo verificar a temperatura do chip. Utilizei como referência este e este cógidos.

# SPDX-FileCopyrightText: 2021 Kattni Rembor for Adafruit Industries
# SPDX-License-Identifier: MIT
"""CircuitPython CPU temperature example in Celsius"""
import time
import microcontroller
import board
import digitalio

led = digitalio.DigitalInOut(board.IO33)
led.direction = digitalio.Direction.OUTPUT

while True:
    print(microcontroller.cpu.temperature)
    print("On!")
    led.value = True
    time.sleep(0.5)
  
    print("Off!")
    led.value = False
    time.sleep(0.5)

O resultado é visto abaixo, o LED amarelo (pino 33) da Franzininho Wi-Fi piscando. Um ciclo completo a cada segundo.

ESP32-S2 Franzininho com CircuitPython
ESP32-S2 Franzininho com CircuitPython

O que mais é possível fazer com CircuitPython e ESP32?

O desenvolvimento do CircuitPython está a todo vapor, inclusive você pode submeter uma nova placa para ser integrada à linguagem. Foi o que o projeto Franzininho Fez, o bootloader do início do artigo é baixado diretamente do site da Adafruit.

Por se tratar de uma linguagem interpretada, ela é naturalmente mais lenta do que um C por exemplo. Isso quer dizer talvez você não consiga controlar uma fonte chaveada ou um ESC de drone (você pode até tentar) com CircuitPython.

Porém para muitas aplicações de laboratório, como por exemplo hardware-in-the-loop a placa pode ser algo ideal. E claro que o hobbysta que quer automatizar as luzes ou o controle de acesso da sua casa, encontra uma ótima opção no CircuitPython.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *