Temporizador com 555

O circuito integrado 555 é muito conhecido no mundo da eletrônica. Agora aprender a fazer um temporizador com 555. Seu datasheet lista algumas das funções que ele pode assumir:

  • Temporizador
  • Gerador de pulsos
  • Gerador de delay (atraso)
  • PWM (pulse width modulation, modulação por largura de pulso)
  • PPM (pulse position modulation, modução por posição de pulso)
  • Gerador de rampa linear

A teoria de operação do circuito integrado neste modo (temporização) é a seguinte: Ao se pressionar o botão S1, o capacitor C1 começa a ser carregado através de RA. quando a tensão sobre ele atingir 66,6% da tensão nominal (de alimentação), a saída Q vai a nível alto.

O capacitor é então descarregado através do pino DIS, então o ciclo recomeça. O equacionamento para cálculo dos componentes está logo abaixo.

Neste artigo faremos um temporizador de alguns segundos com o 555. O diagrama esquemático feito em Eagle CAD está abaixo. Todos os arquivos podem ser baixados aqui.

Diagrama esquemático - temporizador com 555
Diagrama esquemático – temporizador com 555

O cálculo do tempo é feito da forma abaixo. Utilizei este site (digikey) para calcular os valores.

T = 1,1 * RA * C1 = 1,1 * 470000 * 0,00001 = 5170ms

Isso significa que o tempo contado será de um pouco mais de 5 segundos. Então final da contagem será ligado um LED (LED1) e a saída J1 vai a nível alto (12V). Observe que caso você queira utilizar a saída J1, terá que remover o LED LED1.

O diagrama esquemático está abaixo (em TinkerCAD). A simulação está neste link.

Simulação do temporizador com 555 em TinkerCAD
Simulação do temporizador com 555 em TinkerCAD

Caso você se interesse, neste link tem todos os arquivos de fabricação da placa de circuito impresso, que pode também ser vista abaixo.

Placa de circuito impresso temporizador com 555
Placa de circuito impresso temporizador com 555
Visualização 3D do temporizador com 555
Visualização 3D do temporizador com 555

Uma dica importante é que você pode remover o botão (push-button) e utilizar esta entrada para seu sinal, vindo de um circuito externo. Além de claro remover o LED e utilizar a saída J1, conforme já comentado.

Este circuito integrado é muito versátil, veja também aplicação de PWM e oscilador (pisca-pisca) com ele. Visto isso, nos vemos nos próximos artigos.