Hoje vamos responder à pergunta: Quem são os competidores do Arduino?. Quando eu tive a ideia deste artigo não imaginava que a resposta seria “são muitos”, mas me surpreendi em descobrir que realmente há várias opções no mercado.
Desde sua popularização no início dos anos 2010, o Arduino virou o padrão para prototipagem e pequenas automações, mercado que todos os integrantes da minha lista também querem conquistar.
Não falaremos aqui de placas clone do Arduino feitas na China, aquelas que você compra com nomes aleatórios no Aliexpress. Apenas comentarei sobre as empresas ou instiuções que criaram seus próprios ecossistemas (bootloader, programador, gravador, IDE, etc).
Além disso comentarei sobre algumas fabricantes de microcontroladores que tem suas linhas próprias de placas de desenvolvimento, para demonstrar que elas também viram a importância que o Arduino ganhou.
A lista é extensa e está abaixo, sem uma ordem em particular. Existem diversas outras opções que eu não consegui achar ou que não vi necessidade em citar. Comente ali em baixo do artigo o que você achou.
Teensy, Espruino, Freescale FRDM, Adafruit, Sparkfun, Seeed studio, Raspberry Pi, Espressif, BBC micro, Beagle board, STM32 discovery, Texas Instruments launchpad, Particle, Parallax, DF robot.
Podemos dividir a lista um pouco melhor, entre por exemplo fabricantes de microcontroladores: Freescale FRDM, Raspberry pi, Espressif, STM32 Discovery, Texas instruments Launchpad.
Empresas “de uma placa só”: Teensy, Espruino, BBC micro, Beagle board, Particle. E finalmente empresas “maker”, que tem linhas completas de produtos: Adafruit, Sparkfun, Seeed Studio, Parallax, DF robot.
Então quem são os concorrentes do Arduino?
Fabricantes de microcontroladores
1- Freescale FRDM: A Freescale tem um ecossistema completo de placas de desenvolvimento, desde a família LPC (que tem uCs 8bit) até as Cortex-M4 com a FRDM-K64. Neste link tem um guia de início rápido.
2- Raspberry Pi: A fundação lançou em 2021 seu próprio microcontrolador, o RP2040. Ele pode ser programado em C/C++ ou microPython e suporta aplicações de machine learning.
3 – Espressif: A empresa Chinesa tem uma linha completa de microcontroladores com seu próprio core. Seus produtos são voltados para conectividade sem fio e iot, com Wi-Fi e bluetooth.
Conta com uma vasta linha de ESP32 além de ESP-12 e ESP8266.
4- STM32 Discovery: A ST conta com uma vasta linha de placas de desenvolvimento focadas na família 32bit ARM Cortex. Conta com uma IDE completa (a STM32Cube IDE).
5- Texas Instruments Launchpad: Sua linha tem como protagonistas os ARM Cortex, C2000 e MSP430/432. Através de uma parceria, é possível programar os seus microcontroladores com a Energia IDE.
Inclusive eu falo sobre uma de suas placas, a MSP432 neste artigo.
Empresas criadas ao redor de “uma placa só”
6- Teensy: linha criada pela empresa PJRC, utiliza basicamente microcontroladores Freescale cortex M0, M4 e M7. Programáveis via IDE do Arduino.
7 – Espruino: empresa que começou como uma campanha do Kickstarter, tem como diferencial permitir programação via Javascript direto do browser. Conta com versões com Wi-Fi, Bluetooth e LCD.
8- BBC Micro: bit: iniciativa Britânica com forte cunho educacional, pode ser programada em Makecode, C++, Python. É baseado nos chips KL26 da Freescale e nRF51 da Nordic.
9- Beagle board: mais focada em single boards que rodam linux, quase sempre baseia seus produtos em chips da Texas Instruments. Rodam android e várias distribuições de Linux.
10- Particle.io: empresa que também começou com um kickstarter, é mais focada em conectividade e ioT, com uma pegada mais comercial do que maker. Até mesmo o preço dos produtos no site já elitiza um pouco.
Empresa que são Maker
11- Adafruit: fundada e sediada em Nova Iorque, é verdadeiramente uma empresa maker, tem de tudo para este mudo e está sempre lançando linhas novas. Impressionante a velocidade com que se movem.
São os criadores do CircuitPython, um fork do microPython. Criaram linhas como a Metro, Stemma e Feather.
12 – Sparkfun: fundada no Colorado (EUA) também é uma empresa verdadeiramente maker, no estilo Adafruit. Também criam suas linhas de produto, como a Thing, Qwiic e Artemis.
13- Seeed Studio: esta gigante maker é Chinesa, oferecendo uma vasta linha de produtos (tanto quanto Sparkfun e Adafruit). Além de comercializar placas e kits de terceiros, tem linhas próprias como Wio e Xiao.
14- Prallax: esta tradicional empresa maker Americana é muito conhecida por seus microcontroladores programáveis em Basic stamp. Vende também kits e placas de outros fabricantes.
15- DF robot: Americana fundada por makers em 2008, só trabalha com produtos próprios. Entre suas linhas temos a Boson, Romeo, Bluno e gravity. Placas programáveis via IDE do Arduino.
Conclusão
Sejam fabricantes de chip, empresas maker ou empresas de uma placa só, todas querem uma fatia do mercado maker/educacional. O futuro aparentemente está na inteligência artificial, portanto cada vez mais veremos placas “de borda” poderosas e capazes de processar mais dados.
E você, sabe de mais alguma empresa que eu não citei aqui? escreva abaixo nos comentários e vamos conversar.
Deixe um comentário