Compre as placas do FritzenLab

Ao longo dos anos eu criei algumas placas do FritzenLab, seja para testar algum conceito ou para participar de concursos. Teve também placas pensadas em facilitar a vida dos desenvolvedores de tecnologia.

Neste página eu concentrei as placas criadas, linkando cada uma para sua página oficial. Se você tem interesse em adquirir alguma destas placas, comente aqui em baixo ou então entre em contato pelo meu LinkedIn.

Eu posso não ter as placas á pronta entrega, mas farei o pedido. E caso tenha a placa e não esteja montada, faço a montagem para você. Quer mandar produzir você mesmo? te forneço os Gerber, sem custo. Para acessar as páginas de cada produto, CLIQUE NO LINK EM NEGRITO EM CADA TEXTO ABAIXO.

teclado em entrada analógica Teclado 10 botões para usar em apenas uma entrada analógica.
placa PIC16F690 Placa de desenvolvimento para PIC 16F690 para conectar em protoboard. Oscilador pisca-pisca com 555. Frequência configurável via capacitor e resistor.
temporizador com 555 Temporizador com 555. Tempo configurável via capacitor e resistor. Gerador de sinal PWM com 555. Frequência configurável via capacitor e resistor.fritzen proto na palma da mão Fritzen Proto, placa compatível com Arduino para montar em protoboard. Não acompanha conversor USB-serial (mas vendo separado).
placa de desenvolvimento ESP-12 ESP8266 Placa de desenvolvimento WiFi com ESP-12 ESP8266, para conectar em protoboad. Não acompanha conversor USB serial, mas vendo separado.cartão de visitar com Raspberry Pi Pico Cartão de visitas com Raspberry Pi Pico, 36 LEDS em charlieplex e display OLED 0.96″ azul/amarelo.esp32-c6 dev board fritzenlab
Placa de desenvolvimento para chip WiFi ESP32-C6, perfeita para montagem em protoboard. Conta com um sensor LM35, um sensor DHT11 e um WS2812 (neopixel).

O que cada placa faz

teclado em entrada analógica

O teclado com 10 botões é uma placa cuja função é utilizar apenas uma entrada analógica para ler 10 push button. Cada botão tem um valor de resistor diferente, que formam um divisor resistivo com um resistor fixo de 10k. Pode ser utilizada tanto em 3,3V como 5V.

placa PIC16F690

A placa de desenvolvimento para PIC16F690 contém um PIC 8bit, um LED e um conector para PICkit3 (para programação). Contém ainda um conector 20 pinos para conexão direta em protoboard.

O Oscilador pisca pisca contém um circuito integrado 555 configurado como astável, que faz um LED onboard pisca, bem como pode ser conectada uma carga externa.

temporizador com 555

A placa temporizador contém um circuito integrado 555, fazendo com que um tempo seja contado. O mesmo é configurável via um resistor e um capacitor. Existe um conector para saída do sinal temporizado, para controlar cargas (necessita transistor externo).

O gerador de PWM conta com um circuito integrado 555, gerando um sinal de frequência fixa (porém configurável via resistor e capacitor) e período variável. Tem um conector para controlar cargas externas.

fritzen proto na palma da mão

A placa Fritzen Proto é uma compatível com Arduino UNO (inclusive usa o mesmo bootloader) para montar em protoboard (todos os pinos estão em uma única linha). Necessita de conversor USB-serial externo.

placa de desenvolvimento ESP-12 ESP8266

A placa de desenvolvimento WiFi conta com um ESP-12 ESP8266, botão de reset e pinos em linha para conexão em protoboard. Necessita de conversor USB-serial externo para programação.

cartão de visitar com Raspberry Pi Pico

Esta PCI em tamanho de cartão de visitas contém um Raspberry Pi Pico W (com WiFi), um display OLED 0.96″ azul/amarelo. Conta com 36 LED em charlieplex (usando apenas 7 pinos do Pi Pico) e um botão capacitivo de uso geral.

Esta pequena placa conta com o novíssimo chip WiFi ESP32-C6, podendo ser conectada diretamente em uma protoboard (veja imagem acima). Tem ainda embarcado um LED RGB endereçável WS2812, um sensor de temperatura LM35 e um sensor de temperatura/umidade DTH11.

Conclusão

Você tem algum projeto especial que queira fazer? converse comigo que analisamos a possibilidade de fazer uma plaquinha. Meu “day job” é com desenvolvimento eletrônico, então tenho certeza que consigo te ajudar nos seus projetos.

De todas as placas que criei, a Fritzen Proto foi a mais “desafiadora”, pelo formato que escolhi. Colocar todos os componentes passantes (THT) na largura da barra de pinos para protoboard foi um desafio, porém obtive sucesso. O projeto saiu até no blog Hackaday.

Já as mais “legais” são aquelas com o circuito integrado 555: temporizador, oscilador e gerador PWM. São bem didáticas e de face simples, fáceis de fazer. Comente abaixo qual das minhas placas você gostou mais, vamos conversar.