Hoje vamos falar sobre o sensor de presença microondas radar RCWL-0516. Um sensor de detecção de seres humanos e animais que promete funcionar melhor que os tradicionais piroelétricos (infravermelhos).

Ele funciona emitindo uma frequência via uma antena feita na placa de circuito impresso, na casa dos GHz. Ao ser emitida e refletida pelo corpo humano essa frequência retorna alterada, permitindo detecção. Segundo seu datasheet ele tem um oscilador colpitt, criando um radar via efeito doppler. Este outro datasheet mostra melhor o diagrama esquemático do produto.
Especificações
Segundo este link, estas são as especificações técnicas do sensor de presença RCWL-0516:
- Supply voltage: 4–28 VDC
- Operating frequency: 3.18 GHz
- Sensing distance: 5–7 m
- Output level: 3.4V High <0.7 Low
- Output drive: 100mA
- Output timing: 2 second retrigger with motion
A placa ainda pode receber um LDR (sensor dependente de luz) para que não haja detecção com alta luminosidade. Na imagem acima onde está escrito “CDS”, Mas é opcional.
O circuito e o código
A pinagem do sensor é vista abaixo, apenas três pinos são necessários. O VIN que utilizei 5V, a saída e o GND. A saída foi conectada diretamente no pino 2 do Arduino, sem resistor nem outro componente no meio do caminho.
Observe na imagem abaixo que esta é a “face de detecção”. é deste lado que o sensor funciona.

Vemos o código abaixo, é basicamente o mesmo do exemplo que fizemos com o sensor piroelétrico deste link. Eu faço um IF para verificar se o pino 2 está em nível alto. Caso estiver eu ligo a saída (pino 13), caso o pino 2 não estiver em nível alto eu desligo o pino 13.
void setup() {
// put your setup code here, to run once:
pinMode(2, INPUT);
pinMode(13, OUTPUT);
}
void loop() {
// put your main code here, to run repeatedly:
if(digitalRead(2)){
digitalWrite(13, HIGH);
}else{
digitalWrite(13, LOW);
}
}
Veja uma foto do circuito montado, bem como o local onde eu testei o módulo. Foi no corredor da minha casa, que tem em média uns 5 metros. Ali de onde tirei a foto o circuito já detectava minha presença.


Independente de as luzes do corredor estarem ligadas ou não, a detecção funcionou da mesma forma. Toda vez que eu aparecia no corredor ocorria a detecção.
Palavras finais
O sensor RCWL-0516 pode substituir sem problemas os sensores de presença piroelétricos, tem um ótimo alcançe e boa estabilidade. Além do preço bem baixo. Quer fazer experimentos também? compre o sensor no meu link de afiliado do Banggood.
Deixe um comentário