Hoje falaremos sobre o carregador de baterias TP4056, muito utilizado em projetos onde aplicamos baterias de Íons de Lítio (LiPo/Li-Ion). Segundo o seu datasheet a corrente com o qual trabalha é 1A, funciona entre 2,9V e 4,2V e tem partida suave (soft start).
Quando se fala em baixo custo e baixo número de componentes, é uma das boas opções que nós makers/estudantes/entusiastas temos nas mãos. O chip pode trabalhar nos modos de corrente ou tensão constantes. O diagrama de ligação do chip com uma bateria está abaixo.
Note que não está indicado um ponto de saída de tensão. Eu costumo pegar a “saída” diretamente nos terminais da bateria, BAT+ e BAT-. As opções de entrada de energia são +5V ou USB (que também é +5V). Existem dois LEDs na placa, “carregando” e “carga finalizada”.
Antes de continuar, vamos conhecer um pouco sobre a densidade de energia de diversas baterias que poderíamos utilizar em nossos projetos.
Químicas de bateria para projetos embarcados e Arduino
- Bateria CR2032: Dióxido de Lítio e Manganês (LiMnO2): 3V 220mAh (na média), energia 653 mWh
- Bateria AAA (palito): um eletrodo usa Zinco e Manganês e o outro Potássio ou hidróxido de Sódio. Tensão nominal de 1,5v e corrente entre 540mAh e 1200mAh, energia 1200 mW/h
- Bateria AA: sua química é zinco, dióxido de Manganês e hidróxido de Potássio. Sua tensão é 1,5V com corrente entre 400 e 3400 mAh. Energia de 2,55 a 5,10 Wh.
- Bateria 9V: Pode ter química alcalina, Zinco-Carbono e Lítio. Tensão nominal de 9V e corrente média entre 550 e 1200 mAh. Energia de 500mAh.
Veja que entre as opções, as baterias AA alcalinas são as de mais capacidade de energia. Já as baterias 9V são as de menor capacidade. Eu mesmo já notei várias vezes que as baterias 9V “não aguentam o tranco”, acabam muito rápido.
Utilização do TP4056
O projeto onde vou utilizar o carregador TP4056 e bateria de Lítio é o meu termômetro com display binário. Isso porque eu implementei o projeto com bateria de 9V, porém utilzei algumas recarregáveis antigas que acabavem muito rápido, questão de 1h.
A bateria que escolhi para o projeto é vista acima, 3,7V 450mAh, com energia 1,67 Wh. Conforme já comentei acima, eu vou pegar a tensão direto dos terminais da bateria e conecta-los ao meu termômetro binário. Isso significa que vou alimentar o microcontrolador Attiny85 direto com 3,7V, o que é perfeitamente possível.
Comprei a bateria nova, zerada e deixei-a carregar po 1h30. A durabilidade dela no termômetro foi de quase 10h. Isto mostra o quanto mais uma bateria de Lítio dura em relação à outras químicas, para um mesmo tamanho de encapsulamento.
Conclusão
O TP4056 é um pequeno e barato módulo carregador de bateriais de Lítio. Sua corrente de carga vai até 1A, mais que suficientes para a maioria das baterias usadas no nosso hobby. Eu tenho e uso vários, é super confiável e duradouro.
No fim das contas se quiser experimentar e comprar um TP4056? use meu link de afiliado do Banggood.
Deixe um comentário