Você já colocou as mãos no novo Raspberry Pi Pico 2? Acabei de comprar o meu aqui no Brasil há alguns dias de um revendedor local. Ele é (teoricamente) um chip dual core com um ARM Cortex-M33 ou RISC-V rodando a 150 MHz.
Neste artigo, veremos como começar a usá-lo no microPython, usando principalmente o Thonny IDE. Supondo que não se saiba qual firmware (bootloader) a placa vem, vamos instalar o microPython nela. Primeiro, você acessa este site e baixa o arquivo .uf2 (eu baixei o RISC-V).
Então, você usa um cabo micro-USB para conectar a placa a um computador/laptop; uma pasta do Windows será exibida. Arraste o arquivo .uf2 que você acabou de baixar (da pasta Downloads) para a pasta que acabou de abrir. Abra o Thonny IDE e configure a placa e a porta COM como visto aqui. O que você precisa fazer dentro do Thonny IDE é selecionar o idioma (micropython para o Pi Pico 2) e a porta COM.
O código
Eu escrevi o pedaço de código abaixo para piscar o LED onboard Pi Pico 2. A inspiração foi tirada daqui. Eu também tive que descobrir a qual LED onboard está conectado, então recorri ao datasheet oficial (está no pino 25).
Então no Thonny IDE ou no editor Mu, digite:
import machine
import time
led = machine.Pin(25, machine.Pin.OUT)
while True:
led.high()
time.sleep(0.25)
led.low()
time.sleep(0.25)
Você basicamente importa o módulo “machine” que manipula IOs e o módulo “time” que manipula a função sleep. Há um loop while (para sempre) onde o LED continua sendo ligado e desligado a cada 0,25 segundos. Isso é tudo o que você precisa para começar a usar o NOVO Raspberry Pi Pico 2 com o chip RP2350.
Palavras finais
Além do microPython, o Pi Pico 2 também suporta programação em seu C/C++ nativo, CircuitPython e Arduino (ambos de terceiros). É uma pequena placa bacana da qual você pode esperar ver mais no futuro, aqui no blog.
Deixe um comentário