Sensor de presença PIR com Arduino

Posted by

Vamos falar sobre sensor de presença PIR com Arduino, um sensor muito útil para detecção de pessoas e animais via infravermelho. PIR significa “passive infrared” ou infravermelho passivo, que é a forma de detecção do sensor. Apenas recebendo radiação infravermelha do corpo humano ou de animais maiores (dependendo da sensibilidade ajustada).

O sensor que vamos utilizar está na imagem abaixo. Observe os potenciômetros de ajuste de tempo (tempo ligado) e de distância (em metros).

Fonte: https://support.arduino.cc/hc/en-us/articles/4403050020114-Troubleshooting-PIR-Sensor-and-sensitivity-adjustment

A forma de funcionameto do módulo é simples: quando detecta uma presença a saída “output” vai a nível alto (5V) pelo tempo ajustado no potenciômetro, caso contrário fica em nível baixo (0V).

O código também acaba sendo simples, como pode ser visto abaixo. O pino 2 é definido como entrada do sensor e o pino 13 (LED onboard do Arduino) como indicador de saída. Eu verifico como está a entrada digital 2, se estiver em nível alto eu ligo a saída 13. Se estiver em nível baixo, desligo a saída 13.

void setup() {
  // put your setup code here, to run once:
  pinMode(2, INPUT);
  pinMode(13, OUTPUT);
}

void loop() {
  // put your main code here, to run repeatedly:
  if(digitalRead(2)){
    digitalWrite(13, HIGH);
  }else{
    digitalWrite(13, LOW);
  }
}

Fiz um vídeo do funcionamento do sensor, observe o comportamento do LED vermelho conectado ao pino 13. Após não detectar mais a presença da minha mão, ele ainda fica ligado por uns 2 segundos.

Conclusão

Apesar de existirem outras formas de detecção de corpos humanos e animais, os sensores PIR ainda são muito utilizados nas mais diversas áreas. No futuro trarei ao blog um artigo sobre sensor de presença com microondas.

Falando em sensores, veja também este artigo sobre o sensor de temperatura DHT11. Quer comprar o sensor utilizado neste artigo? use meu link de afiliado Banggood.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *