Olá leitores, tudo certo com vocês? a ideia do artigo de hoje é mostrar como é fácil e barato criar um display de LED personalizado, para exibir sua marca/logomarca e chamar atenção para suas habilidades maker. O resultado “final” está aqui:

Gif do painel de LED para bancada

A ideia surgiu após ver este tutorial da empresa Adafruit, onde eles criam um sinal luminoso para indicar que estão fazendo gravações no estúdio. O painel que vou implementar é bem mais simples, apenas decorativo, mas o efeito é super legal.

   Os materiais utilizados são fáceis de encontrar e baratos (até reciclados de outros projetos): papelão (caixa de sapatos é ideial), folha A4, fita adesiva larga, cola-quente, LED’s 5mm (comum ou RGB), resistores e fios elétricos. O Arduino é opcional, mas fazer os LED’s piscar gera um efeito muito legal!.

   O primeiro passo é desenhar seu texto ou imagem em uma folha de papel, ou até mesmo diretamente no papelão. Note que o desenho tem que ser “grande” o suficiente para que seja possível cortar o papelão com estilete.

logomarca desenhada em papel

   Então deve-se colar o papel A4 com o desenho sobre o papelão (usando a fita transparente larga) e iniciar o corte com estilete. Muito cuidado com esta ferramenta cortante.

corte das letras com estilete

corte das letras finalizado

   O próximo passo é colar uma tira de folha A4 branca sobre o papelão; pode ser utilizada também a fita transparente larga. Esta vai ser a face do nosso display.

colando papel A4 na face do display

   Virando o papelão do contrário (outro lado), agora é hora de “montar” a estrutura da caixa de papelão, unindo as partes (frontal, lateral, inferior) com cola quente.

parte traseira do display

detalhe da cola quente no papelão

   Podemos então começar a parte eletrônica: soldar LED’s em série com resistores, com o catodo/negativo (-) em comum, conforme foto e esquemático abaixo. Desta forma pode-se conectar o circuito diretamente nas portas do Arduino UNO.

   Observe que o número de LED’s e o espaçamento entre eles tem que seguir o número de letras desejado, bem como o tamanho das letras. O valor de cada resistor que utilizei é 680 ohms, mas pode variar conforme o tamanho e tipo do LED.

diagrama esquemático display de led

montagem dos LED's do display

   Agora podemos colar o conjunto de LED’s à caixa de papelão. Aqui a criatividade é livre; eu utilizei cola quente e muita paciência 🙂 .

colagem dos LED's ao display

   Aplicando-se 5V á cada um dos LED’s obtem-se um efeito visual interessante.

   Porém note que a luz de cada LED invade o espaço dos outros; especialmente os LED’s vermelhos em relação aos brancos.

   Para resolver este detalhe eu colei pequenas chapas de papelão entre as letras. O efeito visual começa a ficar interessante!.

separadores de papelão entre os LED's

   Detalhe para a conexão elétrica de todos os LED’s com o Arduino, através de conector. O diagrama esquemático foi apresentado acima.

conexão dos LED's ao Arduino

O circuito montado e conectado ao Arduino:

painel de LED conectado ao Arduino

   O sketch (programa) do Arduino é basicamente um blink (pisca) adaptado para piscal dez (10) LED’s ao invés de um (1). As sequências de piscada ficam por conta da sua criatividade; eu fiz o “Fritzen” ficar aceso e o “Lab” piscar (no vídeo no início do post).

Após finalização da montagem e testes, o meu display LED personalizado para bancada ficou assim:

display de led para bancada montado

Gif do painel de LED para bancada


   Espero que tenham gostado da ideia, e se possível me mandem fotos e vídeos dos seus display!!.

   A maioria dos materiais utilizados neste display são básicos e fáceis de encontrar. Tenho neste link uma lista de lugares bons onde eu compro Arduino e componentes eletrônicos.

Display LED personalizado para bancada

Uma ideia sobre “Display LED personalizado para bancada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *