Olá leitores!. Este artigo é uma parceria do blog FritzenLab com a Udemy cursos online, objetivando falar sobre “Cientista de dados – profissão do futuro”. Ao longo do texto vou deixar links para alguns bons cursos de ciência de dados disponíveis na Udemy – aproveite!.

   Mas o que faz um cientista de dados? cientistas de dados são especialistas analíticos (lógicos), que se baseiam em informações e habilidades técnicas para resolver problemas complexos.

   Você certamente já ouviu falar em Big Data e Business Intelligence, certo? são termos da moda e muito importantes para o mercado atualmente, inclusive no Brasil. Com a crescente velocidade dos negócios, são gerados cada vez mais volume de dados dos mais variados tipos; é função do cientista de dados analisar e preparar estes dados. O objetivo é fornecer direção e estratégia para que o negócio cresça ainda mais.

ciencia de dados

   Para começar a entender o que é e como trabalha o cientista de dados, este curso é ideial. Mais de 13.000 alunos já passaram por ele, e pelo que o pessoal da Udemy me falou, o interesse não para de crescer.

   O cientista de dados utiliza informação como sua matéria prima, porém as ferramentas de trabalho são o que diferenciam este profissonal no mercado de trabalho. Afim de gerar insights a partir de dados, as linguages de programação modernas (exemplo: R e Python) são essenciais. Este curso da Udemy vai á fundo nestas linguagens de programação.

   Afim de armazenar e modelar os dados de interesse, o cientista de dados utiliza os chamados bancos de dados; a linguagem SQL é a mais utilizada para estruturar e organizar tais dados. A Udemy oferece este curso que aprofunda o alunos em SQL e bancos de dados; é um curso avançado que envolve Business intelligence.

bancos de dados

   E finalmente depois de conhecer sobre ciência de dados e bancos de dados, o profissional precisa dar sentido e criar valor com a informação que possui. É aí que entram em cena as ferramentas de Business intelligence, como por exemplo a Power BI da Microsoft. A Udemy oferece um curso que te aprofunda nesta ferramenta, que tem como ponto forte a geração e visualização de dados.

 

   Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que faz o cientista de dados, corre lá pra Udemy e aproveita todos os cursos que eles oferecem.

   Uma das aplicações muito legais da ciência de dados em conjunto com a eletrônica é coletar dados com o ESP-12 (WiFi) e processa-los na nuvem com (por exemplo) o serviço da Adafruit. Eu comento um pouco sobre esta ideia neste post. Até a próxima.

Cientista de dados – profissão do futuro
Classificado como:                                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *