Olá Leitores, tudo certo? Hoje quero mostrar como e porque fiz uma Placa de desenvolvimento Wi-Fi com ESP-12 (baseado no ESP8266). Tudo que for citado aqui (imagens, diagram esquemático, código, etc) está neste Repositório para você baixar e usar. Antes um pequeno vídeo para demonstrar a placa funcionando:

   Minha ideia ao criar esta placa foi poder desenvolver minha própria solução, sem ter que comprar a nodeMCU (que é realmente mais cômoda e mais fácil de usar…); no entanto a nodeMCU também é baseada no ESP-12 e é mais cara que o chip sozinho… então porque não?.

   A solução consiste em uma placa de desenvolvimento Wi-Fi com ESP-12, sobre o qual eu já comentei aqui no blog, contendo apenas mais alguns componentes passantes (resistores, botão de reset e conectores). A ideia principal é poder usar o ESP-12 em uma protoboard ou até mesmo em um projeto final sem ter que soldar o chip fazendo gambiarra.

   Após uma pesquisa completa sobre o ESP12 (link 1, link 2, link 3) eu descobri que somente oito (8) pinos do ESP-12 são utilizáveis: sete (7) como I/O (entradas e saídas) e um (1) como entrada analógica (A0). Veja a tabela abaixo com a pinagem completa da minha placa:

ESP-12 Minha placa Conector de Programação
TX 1
RX 2
GPIO 5 10
GPIO 4 9
GPIO 0
GPIO 2 8
GPIO 15 7
GND 6 3
VCC 5
GPIO 13 4
GPIO 12 3
GPIO 14 2
GPIO 16
CH_PD
ADC 1

   Os pinos de GPIO (IO) utilizáveis são: 2, 4, 5, 12, 13, 14, 15 e ADC. Na imagem abaixo é possível ver todas as informações sobre as conexões externas da placa.

pinagem da placa de prototipagem Wi-Fi esp-12Clique na imagem para ampliar

   Importante notar que a entrada analógica dos chip da família ESP é somente 1V, portanto eu tive que fazer um divisor resistivo (resistores em série) para que minha placa pudesse suportar 3,3V na entrada analógica. Abaixo está o diagrama esquemático da placa, feito no software Eagle CAD.

diagrama esquematico placa dev esp-12Clique na imagem para ampliar

   Eu também elaborei o desenho de uma placa de circuito impresso dupla-face para o protótipo (porém ainda não mandei fabricar). É importante destacar um detalhe: este é um trabalho em curso, significa que o desenho da placa não está pronto, portanto use este design por sua conta e risco (28/07/2018).

placa de circuito impresso esp-12 wifiClique na imagem para ampliar

Abaixo deixo algumas fotos do protótipo:

traseira da placa dev esp-12 WiFi

frente da placa dev esp-12 WiFi

teste prototipo placa esp-12 wifiClique nas imagens para ampliar

 

   E COMO PROGRAMAR esta placa? A resposta é simples: com o mesmo software que você programa o Arduino (Arduino IDE)!!!. Eu já comentei sobre o processo de gravação do ESP-12 neste artigo, e também indico este tutorial do Instructables.

   Basicamente basta colocar o jumper na placa no local indicado (veja imagens aqui no Artigo) e pressionar o botão reset; desta forma o ESP-12 entra em modo de programação, aí é só fazer o procedimento de gravação na própria IDE do Arduino.

   Todo o material para que você mesmo possa fazer esta placa está no meu GitHub (link aqui), incluindo imagens, fotos, diagrama esquemático e código. Clique aqui para acessar.

   Quer ver um projeto baseado nesta placa funcionando? Clique neste link da Adafruit, onde você vê em tempo real os dados ambientais aqui no Fritzenlab. Eu uso meu ESP-12 para enviar dados via MqTT para o server da Adafruit.

dashboard iot adafruitClique na imagem para ver o ESP-12 funcionando!

Placa de desenvolvimento Wi-Fi com ESP-12
Classificado como:                                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *