Olá pessoal, tudo certo? Neste post começo a discutir com vocês um novo projeto, um medidor de energia elétrica consumida, utilizando Arduino!. Por “energia elétrica” entenda potência da rede elétrica da sua casa (110V ou 220V).

Porém primeiro quero da uma pouquinho de background do porque quero implementar este projeto:

  • Eu quero aprender (e ensinar vocês) como medir energia elétrica consumida,
  • Poder calcular quanto (R$) cada equipamento elétrico da minha casa está gastando,
  • O preço dos produtos comerciais que fazem isso não é um problema, dá pra achar medidores de kWh por R$60 ou até menos. O legal mesmo vai ser aprender.

   A vasta maioria dos projetos de medidor de energia encontrados na internet não mede tensão, apenas corrente (e apenas usa valores fixos de tensão dentro do software (110V ou 220V)).

   O medidor que eu vou implementar também vai medir tensão, para poder calcular a potência consumida com mais precisão; vou fazer isto utilizando um pequeno transformador 9V/100mA, daqueles utilizando em todo tipo de produto antigamente (foto abaixo).

transformador baixa potência   Este transformador será utilizado com dupla finalidade: alimentar todo o circuito e também ler a tensão da rede elétrica!. A dimensão do mesmo é aproximadamente 3cm x 3,5cm x 3cm.

   O circuito eletrônico da forma como eu imaginei é visto abaixo. Note que é um circuito bem simples, apenas com componentes passivos, mais o Arduino.

esquema eletronico - medidor de energia

A única coisa que testei até agora foi a leitura de tensão, utilizando o circuito acima e o código abaixo.

   Obtive a tensão de 1,49V (fundo de escala 5V) no Arduino (e no monitor serial) quando a tensão no primário do transformador era em torno de 218V. O protótipo montado é visto abaixo; repare que o controlador utilizado é o Fritzen Proto, compatível com Arduino que eu mesmo montei!.

Protótipo do medidor de energia

Fiquem ligados que nos próximos artigos vou falar mais sobre o código e também sobre a montagem do protótipo!.

 

Medidor de energia com Arduino – parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *