Hoje aprenderemos a calibrar e utilizar um sensor infravermelho reflexivo, que pode ser utilizado em robôs seguidores de linhas. Porém antes de qualquer coisa quero passar um pouco da teoria de funcionamento deste tipo de sensor.

   O conjunto que estudaremos consiste de um LED emissor de luz infravermelha (invisível ao olho nú) e um foto-receptor, que pode ser um fotodiodo ou foto-transistor. O emissor e o receptor estão geralmente apontando na mesma direção para que possam se aproveitar do princípio da reflectância.

diagrama_esquamatico_sensor_obstaculos_gbk_bb

Esquema eletrônico de um sensor reflexivo infravermelho

   Reflectância é (segundo a wikipedia) quanta radiação (ondas eletromagnéticas) uma determinada superfície é capaz de refletir ao invés de absorver. Esta quantidade é geralmente dependente do tipo de material e da cor da superfície. Neste artigo focaremos no fator “cor” para conhecer, calibrar e utilizar nosso sensor infravermelho.

   Utilizei o sensor de obstáculos analógico da GBK Robotics, imagem abaixo. O diagrama esquemático do sensor foi apresentado na imagem acima.

sensor reflexivo infravermelho gbk robotics

Fonte: GBK Robotics

   O teste que proponho consiste em utilizar um Arduino UNO (neste caso o Fritzen Proto, meu compatível com Arduino) para controlar o envio de luz infravermelha, a leitura do sensor de reflexão e envio da informação para o terminal serial do computador.

O objetivo do teste é determinar os valores analógicos lidos em diferentes superfícies, neste caso sobre minha bancada e sobre uma linha feita de fita isolante. O diagrama esquemático do experimento é visto abaixo.

diagrama esquematico medidor de reflectancia

   O código para Arduino está abaixo e também está disponível na minha página do GitHub.

   Agora um vídeo explicando sobre o sistema, como utiliza-lo e como interpretar os resultados obtidos.

Uma das aplicações possíveis deste tipo de conjunto é um veículo seguidor de linha:

robô seguidor de linha

   Observe que o objetivo do vídeo é explicar como utilizar os valores analógicos de reflectância obtidos, e não como criar um veículo seguidor de linha. Porém sim, este é assunto para um artigo futuro!!.

   Quer adquirir um sensor seguidor de linha completo? Clique neste link

Sensor infravermelho para seguidor de linha

5 ideias sobre “Sensor infravermelho para seguidor de linha

  • Pingback:Um ano do blog FritzenLab - FritzenLab

  • março 12, 2018 em 11:21 pm
    Permalink

    Boa noite amigo, porque tu não faz um robô seguidor de linha com estes sensores,?
    Já estou aborrecido de tantos vídeos que assisti sobre este assunto e nenhum funcionou.

    Resposta
  • março 18, 2018 em 12:36 pm
    Permalink

    Olá muito bom seu conteúdo, porém estou encontrando algumas dificuldades com esse sensor da GBK, não consigo saber se ele está ou não em funcionamento. A entrada A0 quando usada com dois sensores pode ser compartilhada entre os dois? É possével de usálos com o Drive de motor de passo ULN 2003?

    Desde já agradeço

    Resposta
  • novembro 15, 2018 em 3:47 pm
    Permalink

    Como posso usar um sensor desse para a contagem de pessoas em uma sala, por exemplo. Como seria o código fonte nesse caso?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *