Esta é a página oficial da placa “Temporizador com CI 555” desenvolvida pela FritzenLab. Todo o material de referência sobre esta placa (detalhes técnicos e conteúdo de aprendizado) é encontrado aqui.

Onde comprar? clique aqui

1) Objetivo: esta placa foi desenvolvida com o objetivo de facilitar e agilizar o aprendizado e teste de um circuito de temporização baseado no conhecido circuito integrado LM555. “Circuito de temporização” é o termo que denomina um contador de tempo que funciona baseado em um estímulo externo (pressionar um botão), e indica através de um LED (indicador luminoso) que o tempo está sendo contado.

2) Um pouco de história: segundo a Wikipedia o circuito integrado 555 foi criado por volta de 1971 pela empresa Signetics, com objetivo de servir com circuito de temporização e geração de sinais (frequência). Segundo a página do Newton C. Braga este circuito integrado é tão versáril e encontrou tantas aplicações que até o ano de 2003 já havia vendido mais de 1 bilhão de unidades!.

   Na imagem abaixo é visível um diagrama de blocos com a estrutura interna do ne555; a folha de dados (datasheet) deste componente fabricado pela Texas Instruments pode ser acessada neste link.

Fonte: wikipedia

3) Funcionamento do circuito de Temporização: O circuito de temporização com CI 555 conta o tempo baseado em quanto demora a carga de um capacitor conectado ao pino 6 (threshold, ou “ponto de disparo”). A carga deste capacitor é feita através de um resistor; alterando-se o valor deste resistor ou o tamanho do capacitor altera-se o tempo de carga do capacitor, consequentemente alterando o tempo contado pelo 555. Ao aperta-se o botão disponível na placa o tempo começa a ser contado: a lâmpada LED é acesa; ao final da contagem de tempo a lâmpada LED apaga.

Mais detalhes sobre o funcionamento desta topologia de circuito (temporizador) são encontrados nas ótimas referências abaixo:

Laboratório de garagem

Newton C. Braga

4) Circuito Eletrônico: o esquemático do circuito eletrônico deste temporizador foi desenhado em um programa chamado Eagle PCB, baseado na topologia encontrada na página 513 do livro “Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos”, sexta edição, de Robert L. Boylestad e Louis Nashelsky, disponível neste link.

   O desenho da placa de circuito impresso também foi feito no Eagle CAD, conforme imagem abaixo:

   Os arquivos para fabricação/utilização deste produto estão disponíveis na página do GitHub da Fritzen Lab (aqui); estamos liberando o código fonte, esquemáticos e PCI pois acreditamos se tratar de um produto educacional e simples o suficiente para não justificar a sua proteção intelectual.

5) O produto que você está recebendo: este temporizador pode vir montado (componentes soldados na placa) ou na forma de kit (componente + placa em um pacote).

6) Como usar:

6.1) Caso você tenha comprado o kit (componentes + placa) você vai precisar soldar os componentes na placa. Para isso você deverá dispor de um ferro de solda de aproximadamente 40W (para eletrônica), estanho 60/40 (60% Chumbo 40% estanho) e um pouco de habilidade manual. Siga o diagrama esquemático do item 4 (acima) e as marcações na placa de circuito impresso para inserir os componentes nos lugares corretos e fazer a solda.

6.2) Para testar o circuito já montado, conecte uma fonte de alimentação contínua (DC) entre 5V e 12V aqui:

6.3) Pressione o botão na placa, e observe que a lâmpada LED vai acender; este LED vai ficar aceso por um tempo (em segundos) = 1,1 x RA (resistência em ohms) x C (capacitância em Fadads).

6.4) Os valores de resistor e capacitor que você está recebendo com seu kit/placa são:

RA= 470k ohms (470000 ohms) e C1= 10uF (0,00001 Farads), portanto o tempo em segundos que o LED vai ficar ligado após pressionar o botão é: T= 1,1 x RA x C= 1,1 x 470000 x 0,00001 = 5,17 segundos !.

7) Exemplos de modificações possíveis com esta placa: você pode facilmente alterar o tempo no qual o LED vai ficar ligado; para isso você pode usar a equação (T[segundos]=1,1 x RA x C1) e trocar o resistor RA e/ou o capacitor C1 para os seguintes valores:

– 1,1 segundos: RA= 100k ohms e C1= 10uF

– 11 segundos: RA= 1M ohm e C1= 10uF

– 61,6 segundos: RA= 560K ohms e C1= 100uF

– 10,25 minutos: RA= 560K ohms e C1= 1000uF

   Você pode ainda criar um botão ou lógica de disparo externa para este circuito; neste caso você vai substituir a chave (botão) da placa por um contato SECO NA (normalmente aberto) externo, conforme imagem abaixo:

   Outra modificação que pode ser feita é utilizar o conector marcado como “saída” para ligar/desligar cargas externas através de um relê. Para isso você deve remover a lâmpada LED da placa e seguir as imagens abaixo:

8) Lista de materiais do kit/placa:

1x Placa de circuito impresso 5x5cm (diagrama esquemático no link do GitHub, item 4 acima)

1x Borne KRE 5,08mm á parafuso

1x Chave táctil 6x6x6mm (modelo B3F-1000)

1x Circuito integrado LM555/nE555

1x Soquete 8 pinos DIP-8 para 555

1x LED 5mm \(cores variadas)

1x Conector 0.1″ (2.54mm) macho 180 graus.

2x Resistor 1k ohms 5% 1/4W

1x Resistor 470k ohm 5% 1/4W

1x Capacitor Eletrolítico 10uF 25V

9) Onde comprar?: Na página do FritzenLab no MercadoLivre, neste link !!.

10) Dúvidas?: faça uma pergunta diretamente na página do produto no MercadoLivre, no link do item 9 acima (página de compra do produto).

3 ideias sobre “Temporizador com Circuito integrado 555

  • Pingback:Dev boards com a marca Fritzenlab - FritzenLab

  • Pingback:Top10 artigos mais acessados em Setembro/2017 - FritzenLab

  • Abril 7, 2018 em 3:01 pm
    Permalink

    Boa tarde. Estou precisando de diversos circuitos de contador de tempo e disparo semelhante a este. Eles serão conectados em série de 50 a 100 unidades por vez. A diferença é que, após a contagem de tempo, o capacitor seja descarregado, disparando um pulso elétrico e, acionando o dispositivo elétrico conectado a ele. Este dispositivo possui uma resistência de 1,2 oHms (+-0.2) e 1,25 Amp. de corrente para acionamento. Este circuito necessita ser bem compacto. Desenvolvi um inversor que gera 470volts, suficientes para serem divididos entre os circuitos timer, perderão cerca de 1,5v em cada circuito timer e, mesmo assim, sobrar uma voltagem suficiente para acionar os dispositivos. Este circuito vc consegue desenvolver? Quanto sairia? Grato.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *