Olá leitores!. Neste artigo vou mostrar para vocês como desenhar uma placa para o oscilador pisca-pisca que mostrei um tempo atrás (link aqui, imagem abaixo).

multivibrador astavel - oscilador pisca-pisca

   Trata-se do circuito de Multivibrador astável (“dois estados estáveis”), um dos primeiros circuitos (e mais legais) apresentados à estudantes de eletrônica. Eu decidi elaborar uma placa de circuito impresso para este pisca-pisca pois alguns leitores me pediram, e eu achei interessante fazer.

   Para criar o desenho da placa de circuito impresso eu vou utilizar um software chamado Eagle CAD, sobre o qual eu estou fazendo uma série aqui no blog (vídeo 1 e vídeo 2). O primeiro passo é desenhar o circuito eletrônico:

diagrama esquemático oscilador

O segundo e último passo é desenhar a placa. Veja os links dos vídeos acima para aprender como. O tamanho final da placa é 35 x 23 mm (3,5 x 2,3 cm), utilizando somente uma layer (camada) de cobre, na parte inferior da placa.

placa de circuito impresso

   A imagem acima é o resultado final da placa desenhada para o multivibrador astável (pisca-pisca). Para gerar esta imagem da placa eu utilizo os arquivos Gerber (disponíveis no meu GitHub, aqui), carregando-os no Gerber-Viewer do site Easy EDA.

   Com estes arquivos Gerber é possível comprar esta placa da China, basta enviar o .zip (que está no meu GitHub) para serviços como o JLCPCB, OSHPark, EasyEda, SeedStudio, etc  e efetuar o pagamento.

Este foi apenas um artigo rápido demonstrando como é tranquilo desenhar placas eletrônicas simples. O software Eagle CAD é gratuíto para uso próprio (não comercial) e pode ser baixado aqui.

   Lembrando que eu disponibilizo links para sites de compra de componentes e Arduino, tanto do Brasil como da China. Clicando nestes links e comprando você ajudar o blog FritzenLab á crescer!.

Desenhar uma placa para o oscilador pisca-pisca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *