Olá pessoal!. O artigo de hoje é o primeiro de uma série que inicio aqui no blog: fazendo um carro de controle remoto com Arduino– parte 1. Neste texto vou mostrar o passo-à-passo da criação da parte eletrônica de um carro de controle remoto, utilizando Arduino (standalone com ATMEGA328P) como cérebro.

   A ideia de criar um controlador eletrônico para carro de controle remoto surgiu da minha curiosidade e vontade de saber como este tipo de veículo funciona; eu sou muito curioso e não queria pagar o preço de um carro novo/bom/funcionando (que pode chegar á milhares de reais).

   Para começar eu defini qual plataforma (carrinho) eu vou usar como base para montar a eletrônica. Eu escolhi um carrinho pequeno e barato (imagem abaixo) todo feito em plástico, que comprei no MercadoLivre.

Plataforma móvel escolhida para o projeto

   O modelo é bonito e bem leve; usa três pilhas AA (na parte de baixo). Eu brinquei com ele por alguns minutos somente para ver como se comporta, mas a real intenção é modifica-lo para inserir meu circuito de controle, então o próximo passo natural é remover quase tudo que tem dentro dele (veja imagem abaixo).

carçaca de carro de controle remoto

   Observe que debaixo da carcaça existem apenas dois motores idênticos e suas caixas de engrenagem: um para tração (traseira) e outro para direção (dianteira). Estes motores são de corrente contínua com escovas, modelo 130. A tensão de alimentação ideal de cada motor é entre 1,5 e 4,5 volts e o consumo de corrente fica entre 70mA e 250mA.

   Após remover toda a parte superior da carcaça é hora de começar a pensa na disposição dos componentes que vão compor o veículo: baterias, circuito de controle dos motores e controlador de movimento (receptor de rádio, etc). Esta parte do design ainda não está pronta, porém a ideia inicial pode ser vista abaixo.

 

ESC controladora de motor do carrinho

 

   Na imagem acima a placa vermelha é uma ponte controladora de motores CC com reversão, o famoso circuito integrado L298N (dupla ponte H no mesmo encapsulamento). A utilização do L298N vai permitir controlar sentido (frente/trás) e direção (esquerda/direita) com apenas uma placa de potência.

   Já o circuito de controle que vai no carrinho é baseado no conhecido chip ATMEGA328P, o mesmo que vai no Arduino UNO. Na imagem abaixo é possível ver a placa de controle do carrinho quase completa; o ATMEGA328P está no centro, próximo ao cristal oscilador e também ao conector ICSP.

 

Circuito de controle do carrinho

   Também é visível na placa de controle um conector USB (somente para alimentar a placa) e várias barras de pinos; estas barras são entrada/saídas digitais do Arduino e serão utilizadas para conexão com o L298N, com o rádio 433Mhz e também outros periféricos que o carrinho possa vir a ter. O diagrama esquemático da placa de controle/receptor (que vai no carrinho) será aprensentado na próxima parte do artigo.

Para finalizar o primeiro artigo do projeto, fiquem com um pequeno vídeo do carrinho (ainda original, retirado da caixa) em movimento:

 

Carro de controle remoto com Arduino- Parte 1

3 ideias sobre “Carro de controle remoto com Arduino- Parte 1

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