Hoje é dia de eletrônica básica!. Aprenderemos o que é e como usar um Multivibrador astável – oscilador pisca LED. É aquele tipo de circuito que aprendemos no primeiro dia dos cursos técnicos, que faz piscar dois LED’s.

   O diagrama esquemático do circuito está abaixo. Observe que são utilizados dois transistores bipolares, dois capacitores, quatro resistores e 2 LED’s apenas.

multivibrador astavel - oscilador pisca-pisca

Fonte: Wikipedia

O Funcionamento do circuito é o seguinte:

  • Ao alimentar o circuito algum dos dois transistores vai entrar em condução primeiro; o transistor com o maior beta (maior ganho) entra em condução primeiro
  • O transistor que entrar em condução primeiro vai permitir o início da carga do capacitor que estiver conectado ao seu coletor (ex: se T1 entrar em condução o capacitor C1 começará a se carregar)
  • O capacitor em questão vai se carregar até chegar na tensão de 0,7V (suficiente para polarizar o transistor do lado oposto)
  • Quando o transistor do lado oposto entrar em condução, começa a descarregar o capacitor que possibilitou a polarização do transistor oposto
  • E o ciclo recomeça!
  • Este comportamento faz com que o efeito “pisca-pisca” seja alcançado. OS dois LED’s são conectados entre o coletor e o emissor de cada transistor (literalmente sobre eles).
  • A tensão de alimentação do circuito pode variar de poucos volts (3V) até mais de 12V, porém tenha em mente que quanto maior a tensão mais rápido os LED’s vão piscar.

Agora que sabemos o que faz o circuito oscilar, vamos á parte matemática da coisa; os cálculos à seguir são utilizados para determinar o valor da frequência, do período de oscilação, dos resistores e capacitores. Todos os cálculos foram retirados do site electronics-tutorials.ws.

Frequência de oscilação (em Hertz): depende do valor de R2 e C1 ou R3 e C2.

frequencia do oscilador

 

Já o período da oscilação de cada LED ou os valores de C1, C2, R2 e R3:

periodo de oscilacao do multivibrador astavel

 

Exemplo: calcular os valores dos componentes para oscilar em uma frequência visível à olho nú. Para começar, eu decidi utilizar capacitores de 10uF (0,00001 F) e resistores de 220k ohm (220.000 ohm).

Calculando a frequência de oscilação:

F = 1 / (1,38 * 220.000 * 0,00001) = 1 / 3,036 = 0,329 Hz, um período de 3,03 segundos.

Calculando os períodos t1 e t2:

t1 = 0,69 * 0,00001 * 220.000 = 1,518 seg

t2 = 0,69 * 0,00001 * 220.000 = 1,518 seg

Montei este circuito em uma placa perfurada (protoboard) conforme a imagem abaixo e alimentei-a com 5Vcc:

oscilador astavel em protoboard

E o resultado foi:

Observe que as piscadas resultantes não correspondem exatamente á frequência calculada (3 segundos); os LED’s piscam mais rápido devido à tolerâncias de componentes, tensão de alimentação aleatória e ganho (beta) dos transistores. Mais informações sobre este circuito podem ser obtidas aqui.

Lembre-se que você pode adquirir componentes e Arduinos na China (Aliexpress, ICStation, Gearbest) e no Brasil (tMercadoLivre) com desconto através do meu link de parceiro, clicando aqui.

Multivibrador astável – oscilador pisca LED
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
1 + 19 =