Um tempo atrás eu publiquei um artigo sobre como medir eficiência de conversores DC-DC, especificamente de conversores elevadores de 3,3V (ou 3,7V) para 5V.

   O objetivo era conhecer mais a fundo o componente que converte tensão de baterias ou pilhas para os 5V utilizados nos nossos Arduinos e outros microcontroladores.

circuito medição eficiência conversores dc-dc

   O método utilizado (imagem acima) consistia em utilizar instrumentos simples de bancada (multímetros) para medir a corrente e tensão tanto da saída como da entrada do regulador sob teste. O objetivo é poder calcular a potência (V x I) de entrada e saída, que é de onde sai a eficiência do circuito (Eficiência= Psaída / Pentrada).

   O Dave Jones canal EEVblog do Youtube acabou de publicar um vídeo exatamente sobre isso!. O que me deixou mais feliz ao assistir o vídeo foi que o método que ele ensina é exatamente igual ao que eu utilizei, validando portanto o meu artigo.

   Deixou vocês com o vídeo do EEVblog (abaixo) e também um link (aqui) para o meu artigo; aproveitem para utilizar o conhecimento e aprender um pouco mais sobre os segredos da eletrônica profissional.

Video EEVblog- Como medir eficiência de conversores DC-DC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
24 + 2 =