O artigo de hoje será um review do circuito integrado ADS7042, um conversor analógico-digital (AD) específico para aplicações embarcadas de baixo consumo e alta velocidade. Este pequeno chip utilizado em aquisição de dados analógicos é fabricado pela Texas Instruments, e eu tive acesso á ele através de uma promoção da Element14.

placa boost-ads7042 texas instruments

Fonte: Texas instruments

   O chip ADS7042 vem montado em uma placa (imagem acima) em formato de shield (neste caso Booster-pack) para ser encaixado sobre a Launchpad MSP430FR4133 (imagem abaixo), um microcontrolador 16-bit 16MHz com 16kB de memória de programa (FRAM) e 60 GPIO’s (pinos de entrada e saída). A Launchpad conta ainda com um display LCD embutido e também emulador/debugador via USB.

microcontrolador msp430fr4133 texas instruments

Fonte: Element14

   Eu me inscrevi no website da Element14 para ser um roadtester (“testador”) desta placa e fui selecionado. A empresa me enviou tanto o BoosterPack ADS7042 quanto o LaunchPad MSP430FR4133, grátis e impostos pagos!. A contrapartida é que eu tenho que testar e escrever sobre a placa no website oficial da empresa e também em minhas redes sociais (este blog!!).


   O guia de inicio rápido do módulo Booster ADS7042 está disponível neste link e também na página oficial do produto, e explica todos os passos para configuração e demonstração da placa.

  • O primeiro passo é baixar um sketch “.ino” (mesmo format do Arduino) deste link,
  • Então deve-ser entrar na CCS Cloud da Texas Instruments, uma ferramenta de programação na nuvem. Utilize login e senha do seu cadastro no website da TI,
  • Agora deve-se abrir o sketch “.ino” diretamente na CCS Cloud, na nuvem, e apertar o botão “RUN” (setinha verde),
  • O próximo passo é conectar o BoosterPack ADS7042 sobre a launchpad e reconectar o conjunto á USB do computador

   Será iniciado um programa de demonstração das capacidades da placa, que mostra a potência consumida pelo conversor AD ADS7042 e também o nível de luz (em Lux) sobre a placa ou um valor analógico externo (leitura analógica. Veja abaixo um vídeo do programa em funcionamento:

   Alguns detalhes comentados no vídeo:

  • O valor de luminância em lux é calculado conforme a equação abaixo, levando em conta o valor decimal (convertido a partir do hexadecimal) saído do conversor AD e também a resolução da entrada analógica do MSP430 (12-bit, 4096 pontos).

equação calculo lux, ads7042 e msp430

  • Você também pode se inscrever para participar de roadtests da Element14, clicando neste link.
  • Este não é (e nem objetiva ser) um review completo da placa; informações mais completas sobre o ADS7042 são obtidas no site oficial da Texas Instruments.
Aquisição de dados analógicos com ADS7042
Classificado como:                                    

2 ideias sobre “Aquisição de dados analógicos com ADS7042

  • março 14, 2017 em 12:46 am
    Permalink

    How do I get free stuff like this

    Resposta
    • março 14, 2017 em 10:37 pm
      Permalink

      Hey Fred, how are you? You can get free stuff like this by subscribing to Element14 road tests (link in the blog post above)

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
21 + 15 =