Você está usando o sensor ACS712 e ele não funciona ou lê corrente muito errado? Porque o sensor de corrente ACS712 não funciona em baixas correntes? SPOILER: a resposta contém matemática!!!.

sensor de corrente acs712

Sensor ACS712 – fonte: CNXsoftware

   Para responder esta pergunta eu elaborei o circuito abaixo, que deve consumir menos de 1A sem carga no motor CC. O circuito contém um motor CC, um conjunto de pilhas (totalizando 6V) e um sensor de corrente ACS712 em série com o motor. A medição e processamento da corrente lida é feita no Arduino UNO, através da entrada analógica A0.

diagrama esquemático para testes do ACS712

Assista ao vídeo logo abaixo para ver a resposta, e comente aqui ou no vídeo mesmo se você já passou por este “problema” e não sabia resolver!. Se quiser baixar e acompanhar, o datasheet do ACS712 está neste link.

Ficou interessado em testar o sensor ACS712? abaixo os links de compra do nosso parceiro ICStation:

5A: 5A Current Sensor Module 185mV/A 5V ACS712 Module Tester

20A: 20A Current Sensor Module 100mV/A 5V ACS712 Module Tester

30A: 30A Current Sensor Module 66mV/A 5V ACS712 Module Tester

Porque o ACS712 não funciona em baixas correntes?

9 ideias sobre “Porque o ACS712 não funciona em baixas correntes?

  • dezembro 21, 2016 em 4:24 pm
    Permalink

    Olá Fritzen,
    Parabéns pelo belo trabalho.
    Assisti seu vídeo sobre o ACS712, porque estou fazendo um placar eletrônico com display de 7 segmentos, usando o Arduino como controlador principal.
    Os meus displays(catodo comum) são bem grandes, e consomem uma corrente considerável. Meu circuito está projetado para o uso de PWM para eu poder controlar o brilho dos leds, que deverá ser máximo quando houver incidência direta de sol, e mínimo quando estiver à noite, usando a iluminação dos refletores da quadra.
    Estou pretendendo usar um ACS712 de 5A, para medir a corrente no catodo comum. Corrente máxima de projeto é de 2,6A em cada dígito.
    Estou preocupado com o ACS712 porque quando eu fizer a leitura, acredito que ele me dará a corrente instantânea, e não a corrente média resultante do meu PWM, ou seja: Tudo ou nada.
    Eu vi no datasheet do ACS712, que ele pede um capacitor no pino 6, para filtragem. Mas nada é dito sobre frequência, e sou meio fraco nesses cálculos.
    Na prática, você sabe se ele mediria o valor médio ou o instantâneo da corrente ?
    Qualquer ajuda seria interessante.
    Abraços.

    Resposta
    • dezembro 21, 2016 em 4:55 pm
      Permalink

      Olá Anibal!

      O ACS712 vai medir a tensão instantânea, porém como a frequência do seu PWM deve ser alta (algumas centenas de Hz) basta você fazer várias leituras de corrente seguidas dentro de um intervalo pequeno (meio segundo por exemplo) e depois fazer a média destas leituras: O valor obtido vai ser muito próximo do real. Outra forma de olhar o problema é filtrar o valor de tensão correspondente á corrente através de um filtro passa-baixas, que nada mais é do que um circuito RC (resistor-capacitor). Pesquise sobre isso aqui no meu blog, eu escrevi um artigo sobre como criar uma saída analógica com PWM do Arduino (o princípio é o mesmo).

      Resposta
    • dezembro 21, 2016 em 9:24 pm
      Permalink

      Clóvis,
      Gostei mais da idéia de fazer o filtro RC. Ainda mais com a ajuda nos cálculos, usando o site que você cita no seu artigo.
      Parece que com um capacitor de 0.1uF e um resistor de 10k, eu consigo uma frequência de corte de 155Hz. O pino do Arduino que vou usar, é de 489Hz.
      Não encontrei no Datasheet, a capacidade de corrente do pino de sinal do ACS712.
      Sem abusar muito de sua boa vontade, você saberia dizer ?

      Resposta
  • abril 13, 2017 em 12:40 pm
    Permalink

    Oi eu estou querendo fazer medidas na escala de miliampéres ou até mesmo em micro. Como eu poderia melhorar a leitura ? Eu estava pensando em comprar o CI do acs712-5A e aumentar o capacitor que filtra os ruídos. Ou você teria outra sugestão….não consigo pensar em nada. Ou talvez fazer um amperímetro utilizando um galvanômetro sei lá.

    Resposta
    • abril 13, 2017 em 12:50 pm
      Permalink

      Bom dia Fabio. Infelizmente o ACS712 de 5A não é capaz de ler correntes em mA e uA com qualidade (não há resolução para tal). Neste caso eu recomendo utilização de resistor shunt (abaixo de 0,1 ohm) com amplificador operacional e filtragem de ruído.

      Resposta
      • julho 11, 2017 em 4:10 pm
        Permalink

        Olá Fritz, muito legal seu site, me ajudou em alguns experimentos. Agora estou precisando de uma ajuda. Preciso ler o sinal de um Clamp de corrente, que me fornece um sinal de 1mA para cada 1A, vou precisar fazer leituras entre 0,5 e 100A, logo preciso ler com precisão sinais de corrente de 0,5mA a 100mA. Pode me dar uma ajuda de como montar esse circuito que mencionou no post, de shunt com filtro ? Desde já obrigado.

        Resposta
        • julho 12, 2017 em 3:53 pm
          Permalink

          Olá Leandro, e obrigado por acompanhar o blog!. No seu caso é mais “tranquilo”, já que basta um resistor de valor correto (dependente da tensão da sua entrada analógica) para transformar esta corrente em tensão!

          Resposta
          • julho 12, 2017 em 5:23 pm
            Permalink

            Obrigado por responder tão brevemente.
            E como eu faria isso ? Preciso saber a tensão que sai do TC ? Pq eu já tentei medir com o multimetro, colocando o Clamp (TC) em um condtor com corrente constante (usei um soprador térmico) a leitura em VAC varia muito, já quando coloco na escala de mA, consigo ler a corrente de boa. Ex, o soprador tem uma corrente de 4A, no multimetro eu leio 4mA constantes. Se eu colocar em tensão, fica variando muito, acho que por isso minhas tentativas com o Arduino não deram certo, pq acho que ele só entende a tensão, é isso ?

  • setembro 24, 2017 em 12:06 am
    Permalink

    Oi amigo estou, querendo fazer um projeto para monitorar duas lâmpadas de led ligadas em paralelo num circuito com tensão alternada de 127vac. Pensei em usar o ACS porém as correntes são baixas. A melhor solução seria usar shunt? Não existe nenhum Ci comercial para correntes ca baixas? Vamos supor se eu precisar de substituir uma lâmpada e o valor de resistência for diferente da que eu substitui, o valor da tensão será alterada no shunt, esse valor será replicado proporcionalmente pelo ampop na entrada analógica do Arduino. Como resolver esse problema?.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
12 + 18 =