No artigo de hoje vamos conhecer a Launchpad MSP430G2 da Texas instruments, uma plaquinha de desenvolvimento de 16-bit programável via IDE Energia.

MSP430G2 Texas Instruments
Placa de desenvolvimento MSP430G2

   A placa pertence à família “LaunchPad”, que é similar em tamanho e disposição ao conceito de shields do Arduino. Baseada no chip MSP430G2553 de 16-bit foi ela a primeira placa LaunchPad lançada pela Texas, no ano de 2010 (segundo um artigo no blog da TI).

   O processador/chip da placa roda em 16MHz e 3,3V com extremo baixo consumo (220uA/MIPS segundo a Wikipedia), possui 16kB de Flash, 512B de RAM, 8 canais de ADC 10-bit e conta com os periféricos UART, I2C e SPI. O CI que vem com a placa tem 20 pinos (DIP 20). Mais informações sobre a LaunchPad estão no site oficial do produto.

   Decidi testar esta placa programando-a através da IDE de desenvolvimento Energia, que é baseada no Wiring e na linguagem Processing, a mesma base da conhecida IDE do Arduino; inclusive as atualizações da Energia seguem o calendário das atualizações do Arduino. A inspiração para criação da Energia foi justamente trazer o ambiente e a facilidade do processing para a família MSP430!.

Energia IDE
Energia IDE

   A forma de programar (bem como muitas das bibliotecas) são idênticas ás do Arduino, portanto você não deve ter dificuldades em programar seu MSP430. Para iniciar basta baixar a IDE Energia neste link. Você pode ver um review completo da IDE Energia neste artigo do portal Embarcados, escrito pelo Thiago Lima.


   Para começar a brincar, você deve conectar sua placa MSP430 ao computador via cabo mini USB. Observe a posição dos jumpers na placa: eles devem estar todos orientados na vertical para que você possa programar e debugar a placa (com ajuda de um debugger embutido na placa!!). Um detalhe importante: para utilizar a porta serial de Hardware, os dois primeiros jumpers da esquerda para a direita devem ser colocados na horizontal!.

cabo usb e jumpers da MSP430
cabo usb e jumpers da MSP430

   Vou utilizar o exemplo “BlinkWithoutDelay” para demonstrar algumas funcionalidades da LaunchPad; modifiquei o sketch para que eu possa fazer o botão embutido na placa (S2) mudar a velocidade de piscada dos dois LED’s da placa (LED1 e LED2).

Botao e LEDs placa MSP430
Botao e LEDs placa MSP430

   E abaixo o sketch utilizado, seguido por um video do programa em funcionamento na placa:

   Lembrando que a IDE Energia funciona da mesma maneira que a IDE do Arduino, portanto você tem acesso á maioria das bibliotecas “do Arduino”, tem que verificar se a porta COM está configurada corretamente na IDE e pode programar sua MSP430 da mesma forma que você programa o Arduino!.

Observações importantes:

  • Todos os I/O do chip MSP430 estão expostos na placa (através de pinos/conectores macho), e estão numerados (ex: P1.7, P2.1, P2.5). Na IDE Energia você pode chamar estes pinos de P1_7, P2_1 e P2_5, e assim por diante.
  • Todas as informações para começar a programar esta placa estão disponíveis neste link.
  • O MSP430 também pode ser programado via IAR, uma IDE paga e muito completa (info aqui).
  • A placa funciona em 3,3V mas é tolerante á 5V.

Qualquer dúvida que surgir, favor postar nos comentários que eu respondo sem problemas!.

Você quer adquirir uma placa similar á MSP430 LaunchPad, porém vinda do nosso parceiro na China? Clique aqui: MSP430F169 MSP430 Minimum System Development Board With BSL Download Interface

MSP430 LaunchPad com IDE Energia
Classificado como:                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
7 + 28 =