No sexto (6) artigo da série “Hack do Fritzen” eu trago para vocês uma solução interessante para quando você não tem um regulador de tensão 5V, uma bateria 9V ou nem mesmo 12V disponíveis. Trata-se da utilização de um circuito elevador de tensão (conhecido como boost), com objetivo de elevar a tensão de duas (2) pilhas AA ou AAA para 5V, 9V ou 12V.
   O circuito responsável por elevar a tensão das pilhas é baseado no chip MT3608 (datasheet aqui), um controlador elevador em modo de corrente que é capaz de elevar para até 28V qualquer tensão de entrada entre 2V e 24V.
   Este conversor elevador de tensão é geralmente encontrado digitando-se “MT3608” em sites com ICStation, Aliexpress e eBay. O formato do produto completo (montado) é visto na imagem abaixo, com destaque para os terminais de entrada (VIN+ e VIN-) e saída (VOUT+ e VOUT-).

   O circuito que proponho é visto na imagem abaixo. Basta ligar os fios vermelho e preto que saem do case das pilhas aos pinos VIN+ e VIN-, e então mais um par de fios para formar a saída de tensão nos pontos VOUT+ e VOUT-.
   IMPORTANTE: a tensão de saída tem que ser ajustada girando-se o potenciômetro da plaquinha com uma pequena chave de fenda.
   Abaixo as fotos da montagem. Repare no uso de fita dupla-face 3M tanto para prender os fios da saída de tensão como para prender a placa azul ao suporte das pilhas.
Clip para 2 pilhas AA
Conversor elevador montado sobre clip de pilhas AA
   Após inserir as pilhas no clip e ajustar a tensão de saída no potenciômetro é só sair usando sua nova fonte de tensão; porém alguns detalhes importantes tem que ser mencionados:
– A tensão de saída será sempre maior do que a soma das tensões das pilhas. Exemplo: se cada pilha tem 1,5V a tensão das duas pilhas somadas será 3V e portanto a tensão de saída do circuito sempre será maior que 3V.
– A lei da conservação de energia diz que energia não se cria nem se destrói, apenas se converte; portanto tenha em mente que a tensão está sendo elevada e então a corrente de saída será reduzida. Exemplo: se as pilhas tiverem capacidade de 1000mAh em 1,5V a capacidade de corrente após conversão (5V, 9V, 12V) será menor.
– O conversor elevador de tensão é super eficiente (na casa dos 93%), porém mesmo assim não é 100%; isto quer dizer que 7% da energia das pilhas será “desperdiçada” no conversor. Tenha em mente que a quantidade de energia desperdiçada em um regulador linear (por exemplo 7805) é de quase 50%.
—————————————————–
Lista de materiais:
– Para adquirir o conversor elevador MT36008 no nosso parceiro ICStation (China) clique aqui: ICStation MT3608 DC-DC Step Up Booster Power Apply Module
– Para adquirir um clip de pilhas AA no nosso parceiro ICStation (China) clique aqui: 2xAA 2xAA(3V) 3V 2*AA(3V) 2*AA Battery Holder Box Case w/ Wire
Hack do Fritzen [6] – 5V ou 9V a partir de 2 pilhas AA
Classificado como:                                            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
25 + 19 =