A página OpenSource.com recentemente compartilhou uma iniciativa legal do instituto “Open Building Institute“: as instruções para montagem de uma casa completa estão sendo disponibilizadas gratuitamente através do website, com foco em modularidade, eficiência energética e ecologia.
Casa Open Source
   Segundo a própria página oficial do projeto, estão sendo disponibilizados arquivos para fabricação e montagem de estrutura da casa, portas e janelas, móveis, materiais de cozinha (appliances) e estufa (greenhouse) hidropônica, todos em formato 3D utilizáveis em softwares livres como FreeCad e Blender.
   Ainda segundo o website oficial o foco do projeto é na utilização de energias renováveis (solar), obtenção de água da chuva, tratamento local de esgoto (não conectado á rede externa) e compostagem de restos de alimentos.
Para acessar o guia de montagem (com todas as instruções em Inglês) clique aqui.
detalhes casa open source
   O pessoal do OpenBuildingInstitute também está neste momento (Julho de 2016) com uma campanha de financiamento coletivo no Kickstarter (link aqui), com o objetivo de levantar fundos para o projeto e lançar guias (em formato físico e eBook) de montagem das casas, além de cursos para treinamento de mão de obra.
————————————
Opinião: toda iniciativa de tornar o mundo melhor é válida e deve ser bem analisada e estudada. Obviamente o OpenBuildingInstitute é apenas mais uma empresa focada no seu próprio negócio, mas com a louvável diferença de que eles estão disponibilizando conteúdo gratuitamente.
   Em termos de custo e tempo, o projeto disponível atualmente sai em torno de US$25.000 (dólares) e demora apenas 5 dias para ficar pronto (caso montado colaborativamente, com ajuda de diversas pessoas); nada mal para um projeto deste porte!. Iniciativas similares existem há algum tempo, é ótimo ver este movimento de democratização do conhecimento.
Código aberto: uma casa inteira Open-source!
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
26 + 5 =