Em trabalhos envolvendo eletrônica muitas vezes nós precisamos apenas conferir uma temperatura, ou então ter uma noção sobre a temperatura de uma superfície ou componente (está muito quente? pode queimar?), etc. Na maioria das vezes nós não temos o sensor correto, nem temos dinheiro para comprar ou não podemos esperar por ele. 
   É fato que um sensor que faça contato (encoste) com a superfície/componente vai apresentar melhores resultados na leitura de temperatura, pois na maioria das vezes o ar (oxigênio) é um condutor térmico pior do que o encapsulamento de componentes e sensores. Porém existe uma solução barata e “precisa” para os casos de não-disponibilidade de sensores: é o termômetro infravermelho.
   Recentemente eu estava pesquisando materiais no Aliexpress (website Chinês estilo MercadoLivre) e dei de cara com o termômetro infravermelho modelo GM320 da Benetech, custando apenas US$11 e acabei comprando
Fonte: Aliexpress

As especificações deste termômetro-sem-contato são respeitáveis:
– Funciona com duas pilhas AAA (“pilha palito”)
– Faixa de medição: -50ºC até +380ºC  
– Precisão de +/- 1C
– Resolução de 0,1ºC
– Distância focal de 12:1 (ex: alvo de 1cm2 = distância de 12cm)
– Tempo de resposta 0,5 segundos.
Luz laser para apontar no alvo
– Display com Luz de fundo (backlight)
   Para efetuar um teste deste termômetro infravermelho eu decidi que tinha que ter uma superfície controlada e um segundo sensor de temperatura, para efeito de comparação. Decidi então medir a temperatura na parede do meu laboratório: uma superfície feita de tijolos, rebocada com cimento e pintada na cor branca.
   Prendi nesta parede um sensor de temperatura LM35 (imagem abaixo) e um daqueles termômetros baratinhos de coluna de mercúrio.
Resultado do teste: 

– O termômetro de coluna de mercúrio marcava 21,5 graus Celsius
– O sensor LM35 (em conjunto com um Arduino) marcava 23,46 graus Celsius
– O termômetro infravermelhor sob teste (GM320 Benetech) marcava 22 graus Celsius

Teste em parede de concreto pintada de Branco
   Apenas para efeito de curiosidade: apontei este termômetro Benetech também para dentro do meu congelador, do refrigerador e também de água fervendo, e obtive os seguintes resultados*:
– Dentro do congelador: -16 graus Celsius
– Dentro do refrigerador: 3,5 graus Celsius
– Água fervendo: 75 graus Celsius
*Não utilizei nenhum outro sensor para comparação, portanto não consigo validar estas medições.

Conclusão: por US$11 este termômetro-sem-contato da Benetech (GM320) é uma ótima opção para quando você precisa ter uma ideia geral da temperatura de algum objeto; não oferece muita precisão (1,5 graus Celsius) mas atende muitas aplicações.
 Para comprar este termômetro, listei aqui três opções: 
Termômetro infravermelho (sem contato) Benetech GM320

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
6 + 17 =