Recentemente adquiri um Joystick analógico na loja Autocore Robótica. Este artigo vai tratar sobre a interface/utilização deste Joystick analógico com Arduino. Se você veio até este artigo é porque sabe o que é um Joystick, mas caso não saiba aí vai uma imagem do componente, e uma breve explicação: 

Fonte: RKBlog
   Segundo a Wikipedia um “analog stick” é um dispositivo de entrada para algum controlador; ele fornece informação bidimensional (eixos ‘X’ e ‘Y’). A imagem abaixo ilustra muito bem o funcionamento dos Joystick analógicos: um potenciômetro (resistor variável) para cada eixo!.
   A própria página oficial do Arduino tem um ótimo tutorial sobre Joystick, porém devido á simplicidade do conceito (apenas dois potenciômetros) eu decidi elaborar minha própria forma de testar um Joystick: desenvolvi um sketch (programa) para Arduino que relaciona a posição do Joystick com os pontos cardeais (Norte, Sul, Leste, Oeste) e mostra estes pontos junto ao ângulo em um display LCD 16×2.
   O diagrama esquemático e a imagem da montagem estão abaixo. Note que no diagrama esquemático estou utilizando um Arduino Nano, porém na montagem real eu utilizei o Fritzen proto, um compatível com Arduino que eu mesmo desenvolvi. 
   O código (sketch) que fiz para o Arduino está disponível no meu GitHub (abaixo) e basicamente implementa uma verificação da tensão sobre os potenciômetros, que está diretamente ligada à posição dos mesmos: variando-se a posição do Joystick varia-se também a tensão obtida. Esta tensão é então convertida para um ângulo (entre 0 e 360 graus, tanto para o eixo horizontal como para o vertical) e mostrada no display na forma de pontos cardeais.
   O detalhe que merece explicação é o seguinte: observe que no código abaixo eu faço a verificação da posição central na faixa entre 506 e 518; isto é devido ao fato de que o Joystick não fica exatamente com o valor 512 (metade dos 1024 da entrada analógica) quando está na posição “central”.

   Eu fiz um vídeo de três minutos explicando e mostrando o circuito em funcionamento:
Para finalizar: como você pôde ver neste artigo o Joystick é basicamente um potenciômetro cuja resistência depende da posição do cursor; é super simples interfacear um Joystick com um microcontrolador e implementar literalmente o que você quiser!.
– Para comprar o Joystick analógico (citado no artigo) em nosso Parceiro ICStation (da China), clique aqui: KY-023 PS2 Game Joystick Axis Sensor Module for Arduino
Joystick analogico com Arduino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
18 + 23 =