Esta edição do “Hack do Fritzen – posicionando componentes” é uma dica super valiosa para quem quer economizar tempo e paciência na hora de soldar componentes em placas de circuito impresso: uma forma de prender os componentes para que eles não caiam ao virar a placa para soldar!.
O Problema: quando você tem que soldar diversos componentes em uma placa, tem que ficar soldando um por um, ou pelo menos uma perna de cada um, para que quando você vire a placa (para soldar do outro lado) eles não caiam ou saiam de posição.
A solução: utilizar fita adesiva!. Isso mesmo, fita adesiva transparente larga daquelas utilizadas para selar/embalar caixas de papelão (veja imagem abaixo).
Fonte: Wikipedia
   O objetivo de utilizar fita é prender os (vários) componentes em posição para que você possa virar a placa para soldar, sem ter que se preocupar com os mesmos saindo de posição. O tipo de fita realmente não importa, pode ser até a famosa “durex” escolar, ou qualquer outra; o importante é segurar os componentes em posição.
   Na imagem abaixo você vê uma das placas que eu tive que soldar, contendo seis (6) resistores e um (1) diodo, totalmente presos por fita adesiva. Obs: repare nos rolos de filme antigos que estão segurando a placa; eu faço assim, mas se você tiver uma “morsa” para prender as placas, melhor!.
Clique na imagem para ampliar.
   Agora repare no outro lado da placa, após vira-la para efetuar a solda. Nenhum componente sai da posição; funciona sempre!!.
Clique na imagem para ampliar.
   Agora que os componentes estão preso do outro lado da placa, você pode efetuar as soldas tranquilamente.
Obs: a técnica de prender os componentes com fita pode não funcionar para componentes maiores, caso no qual você vai ter que ficar “virando” a placa ou soldando pelo menos uma perna de cada componente 🙁 .
Hack do Fritzen [4] – posicionando componentes antes de soldar
Classificado como:                                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
13 + 24 =