Display de LED de 7 segmentos!; Este componente é um dos mais utilizados por professores para demonstrar conceitos de programação/ sistemas embarcados/ eletrônica, pois é extremamente atrativo e visual, o resultado “sai na hora”.
   Segundo a Wikipedia estes display foram patenteados pela primeira vez lá por 1908, mas somente ganharam popularidade com a utilização de LED’s a partir da década de 1970. Estes displays são uma forma simples, barata e eficaz de mostrar informação ao usuário de um sistema.
Fonte: Wikipedia
   Para demonstração de conceito e funcionamento eu utilizarei neste artigo um display de dígito único (1 “número” apenas), conectado á minha placa compatível com Arduino (Fritzen UM). O display que vou utilizar (imagem abaixo) foi fabricado pela GBK Robotics (detalhes aqui), é de Anodo comum (todos os anodos conectado á um único ponto) e já vem com resistor limitador de corrente (apenas um resistor para todos os segmentos).
   O display em sí tem apenas “A-551E” escrito no corpo; digitando esta palavra no Google eu encontrei o datasheet do display (link aqui). Note que os terminais são nomeados com letras de acordo com o segmento que cada LED acende (A, B, C …H).

 

O esquema de ligação com o Arduino seguiu o recomendado na página oficial do produto:

 

 

   O sketch (programa) que utilizei é uma modificação do programa sugerido na página oficial (veja abaixo); o que este programa faz é mostrar 10 números (0..9) e 6 letras (A..F) em sequência e incrementando a cada 0,5 segundos.
 
 
  E abaixo o sketch funcionando em vídeo:

Além deste sketch sugerido pela GBK Robotics, existe também um tutorial oficial na página do Arduino (utilizando a biblioteca “SevenSegmentLibrary) e também alguns Instructables com instruções completas para ligação de display LED.
Utilizar um display de LED com qualquer microcontrolador é bem simples, bastando ligar e desligar LED’s na hora certa e na sequência certa; qualquer biblioteca (ou até mesmo sem biblioteca) vai funcioar.
Quero também agradecer á GBK Robotics por enviar este display para eu testar no blog. Num artigo futuro pretendo trazer conteúdo para utilização de mais de um dígito ao mesmo tempo, para aplicações como relógio e mostrador de variáveis; fique ligado no blog!.

Display LED 7 segmentos (um dígito) com Arduino

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
11 + 13 =