Música! Como eu já havia citado aqui no blog, (e segundo a wikipedia) música é a “combinação harmoniosa e expressiva de sons”; o artigo de hoje vai falar para você sobre um reprodutor de música montado em uma plaquinha menor que um Arduino: trata-se do módulo “MP3 +WAV+WMA Decoder Lossless Audio Decoder Simple Version + IR Remote Control“.

Este módulo (vendido pela ICStation) é capaz de reproduzir músicas em formato MP3, WAV e WMV direto de um cartão de memória microSD ou um Pendrive!, e vem acompanhado de um controle remoto infravermelho. Basta conectar:

– Uma fonte de alimentação (pode ser via cabo USB ou bateria de 3,7V),
– Um cartão de memória microSD até 32GB,
– um fone de ouvido ou auto-falante no conector P2 da placa,
– Apertar o botão PLAY do controle remoto (que já vem com pilhas) e pronto,
– Curtir um som.

A conexões são conforme imagem abaixo:

   Existe ainda a possibilidade de gravar áudio nesta placa, por isso ela possui uma memória EEPROM montada (2kB modelo 24C02 da Atmel), e um microfone embutido. Para gravar áudio você deve:
– Clicar no botão “REC” do controle,
– Falar ao microfone,
– Para parar a gravação, apertar em “REC” no controle novamente,
– O som gravado vai ser reproduzido já na hora que você acabar de gravar.
   A qualidade do som reproduzido vai depender de vários fatores: a qualidade do arquivo MP3, a qualidade dos auto-falantes (ou fones de ouvido) e a qualidade (estabilidade) da fonte de alimentação. Nos meus testes em geral a qualidade do som foi comparável àqueles antigos tocadores de MP3 portáteis (foto abaixo), que provavelmente utilizavam o mesmo circuito!!.
______________________________________________________
 
Uma imagem da placa com suas dimensões, para referência: 
 
 
Detalhes técnicos: 
1) Para formatar um Pendrive eu utilizei a própria ferramenta de formatação do Windows, e para formatar um microSD card eu utilizei uma ferramenta chamada SDformatter (veja aqui como utilizar).
2) Você pode utilizar qualquer áudio nos formatos MP3, WMA e WAV; eu utilizei faixas de áudio de um CD que tenho em casa. Para extrair as faixas de áudio do CD e transforma-las em MP3, eu segui este tutorial em vídeo.
3) As funções do controle remoto estão descritas abaixo:
– Liga/desliga (botão vermelho)
– Gravar áudio (botão REC)
– Mudo (botão com auto-falante)
– Tocar/parar (botão azul)
– Voltar/avançar faixa
– Equalizador (botão ‘EQ’ roxo)
– Volume+ e Volume-
– Repetir faixa (botão RPT)
– Selecionar fonte de aúdio: Pendrive ou microSD (botão U/SD)
4) Não dá pra saber ao certo qual o chip principal da placa (o decodificador de áudio) pois as informações de cima do chip foram riscadas/lixadas; mas julgando pelo encapsulamento (SSOP24) e após uma rápida pesquisa na internet, parece ser o chip AU6860F, um decodificador MP3 completo!.
5) Todos os demais detalhes técnicos são encontrados na página oficial do produto (link aqui), iclusive formas de conectar um teclado externo para controle e também auto-falantes externos.

6) Vou deixar vocês com um video muito interessante sobre o funcionamento desta placa, feito pelo amigo Ronivon do canal Sertec Automação:

Para comprar esta placa, clique neste link. A placa vem da empresa ICStation, meu parceiro na China.
Plaquinha Player de áudio MP3+WAV+WMA
Classificado como:                                            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
3 + 28 =