Um artigo publicado no blog Android-Developers no dia 04/05/2016 (disponível aqui)  mostra uma aplicação interessante para o Teensy LC, um compatível com Arduino super barato e potente (processador 32-Bit rodando à 48MHz e programável via IDE do Arduino): trata-se de um medidor de latência para Chromebooks e celulares/tablets rodando Android.
   O artigo referencia uma página do GitHub que contém todas as informações sobre a funcionalidade e detalhes construtivos do produto (inclusive diagrama esquemático e código fonte para o Teensy LC). O chamado “Projeto Walt” é capaz de medir a latência (tempo de demora entre recebimento de comandos e execução de tarefas) na execução das seguintes tarefas:
– “Tap” – demora na execução de tarefas após ativação (clique) no touchscreen
– “Drag” – atraso do touchscreen no scroll (arrasto) sobre a tela
– “Screen Draw” – atraso entre o comando de impressão na tela (desenho) até a efetiva execução
– “Audio output and input” – atraso entre leitura de dados do microfone e também emissão de sons no auto-falante.
   O código utilizado na comunicação deste hardware com o Chromebook ou o Android é escrito em Python, e existem aplicativos específicos que devem estar rodando nos respectivos hardwares durante os testes.
   O diagrama esquemático do produto/testador é visto acima (e também está disponível no GitHub do projeto), e contém os seguintes sensores/atuadores:
– Fotodiodos
– Emissor de Laser
– Acelerômetro
– Conector para entrada/saída de áudio
   Ainda segundo o artigo esta não é a primeira versão do produto; uma versão criada em 2014 está disponível neste link. O fato de a Google liberar o código fonte deste testador demonstra a preocupação que eles tem com a qualidade de seus produtos, já que a partir de agora os desenvolvedores de aplicativos vão poder contar com esta ferramenta de baixíssimo custo para testar e validar seus apps.
   A escolha da plataforma Teensy para este projeto também demonstra a confiança que os usuários tem com a solidez da solução desenvolvida pelo Paul Stoffregen (que também é um grande contribuinte do ecossistema Arduino).
Até a Google usa um Teensy – medidor de latência em Android e Chromebook
Classificado como:                                                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
22 + 17 =