A internet é gigante. Isso é muito bom, pois possibilita achar tudo o que você precisar e quiser, na hora e na forma que quiser; porém ás vezes isso pode ser ruim também, pois não dá pra saber em que fonte de informação confiar e onde buscar informação certeira e de qualidade.
   Desde que eu comecei e me interessar por sistemas embarcados (lá por 2003) e Arduino (início de 2013) notei que informação de qualidade e em “primeira mão” esteve sempre em Inglês. Isto é explicado pelo fato de que o mundo fala Inglês, e que o Brasil não é tradicionalmente um criador de tecnologias (somos um consumidor somente).
   Começei então a criar uma lista mental (e com bookmarks no browser hahaha) de fontes de notícias e informações para makers/entusiastas/hobbistas e curiosos, composta principalmente de fontes em Inglês: é esta lista que quero compartilhar com vocês hoje.
_____________________________________________
   Antes de começar eu gostaria de deixar algo bem claro: Eu valorizo sim o conteúdo de Eletrônica/microcontroladores Nacional, até porque eu também escrevo em Português para uma audiência Brasileira (e ainda por cima baseado nas mesmas referências internacionais utilizadas por todos os outros).
   Conteúdos do Newton C. Braga, Eletrôncia Total, Revista Eletrôncia, Saber Eletrônica, Mecatrônica Total, Mecatrônica Atual, ABC da Eletrônica (entre outros) são a base do meu conhecimento, assim como conteúdos atuais do Augusto Campos, Pedro Minatel, Sergio Prado, Felipe Navarro e Portal Embarcados têm muita utilidade e eu recomendo muito. Porém aqui vou falar apenas de blogs/canais/sites estrangeiros, de onde vêm informação original e em primeira mão.
_____________________________________________
Então vamos á lista: 
1) Canais do Youtube:
EEVBlog: criado em 2009 pelo Australiano Davi Jones, o canal traz vídeos semanais com teardowns, projetos, mailbag e tutoriais sobre eletrônica em geral. Eu conheci este canal em 2014 através do vídeo “Solar Roadways are Bullshit“, onde o Davi provou o porque as estradas solares propostas por um casal norte-Americano são uma má idéia (economicamente inviável).
MKme.org: canal criado em 2011 pelo Canadense Eric, o mkme.org traz uma transmissão ao vivo semanal onde Eric fala dos projetos que está montando, dá dicas de outros projetos (dos seus espectadores) e comenta assuntos atuais do mundo maker. Ele também posta vídeos dos seus projetos com quadcópteros e Arduino.
The Ben Heck Show: também criado em 2011, o canal do Inglês Ben Heck traz projetos completos que são montados semanalmente, envolvendo Arduino, Raspberry Pi e outros sistemas embarcados; o canal têm montagens interessantes e completas devido (em grande parte) ao patrocínio do distribuidor de componentes eletrônicos Element14.
Tested.com: criado em 2010 por Adam Savage (o Adam dos Caçadores de mito!), Norman Chen e Will Smith (que recentemente saiu do canal) o canal tem por objetivo discutir, fazer reviews e testes de tecnologias atuais para makers: impressoras 3D, placas de desenvolvimento, realidade virtual e cultura maker em geral. Semanalmente sai um podcast de mais de 2 horas com uma “conversa” informal sobre tecnologia e atualidades, além de um podcast mais curto (30 minutos) com a presença de Adam Savage, para discutir projetos e temas atuais.
– Canal Adafruit: é o canal oficial da empresa Adafruit, fundada em 2005 pela engenharia do MIT Limor Fried (a “LadyAda”), o canal existe desde 2010 com centenas de vídeos sobre cultura hacker (“faça você mesmo”), projetos e apresentação de produtos. Nos últimos meses têm sido feitas várias ‘lives’ (transmissões ao vivo) com montagem de projetos e programação de microcontroladores. Eu pessoalmente sou fã dos produtos da empresa, e se não fosse o altíssimo valor do dólar (e também impostos de importação) eu compraria somente deles!.
__________________________________________
2) Sites colaborativos com Projetos:
Hackaday.com e Hackaday.io: blog criado em 2004 por Phillip Torrone (esposo da Limor Fried da Adafruit), traz diáriamente diversos artigos com novidades e projetos do mundo maker e DIY (faça você mesmo). O hackaday.io é minha referência preferida de conteúdo e ideias para projetos, visto que armazena literalmente centenas de milhares de projetos de pessoas como eu e você (do mundo inteiro!). Obs: o Hackaday faz parte do Grupo Supply Frame (fabricante de produtos eletrônicos), que recentemente adquiriu o Tindie (venda de hardware de maker para maker), então fique de olho que estes caras vão dominar o mundo!.
 – Hackster.io: criado em 2013, este site é específico para compartilhar projetos eletrônicos DIY (feitos por você mesmo); ainda está começando mas é promissor, visto que estão atraindo muita atenção através de giveaways, como recentemente do MKR1000 (Arduino com WiFi).
Instructables: É um site voltado para compartilhar instruções de realização de qualquer tipo de coisa: desde ligar uma TV até projetos com Arduino, crochê, trabalhos manuais, etc. Têm ganho muita tração ultimante através de moderadores engajados e realização de concursos culturais online.
– SeeedStudio Recipe: é a mais recente iniciativa da SeeedStudio, uma distribuidora Chinesa de hardware para maker; o Recipe nada mais é que um site similar ao Instructables, Hackster e Hackaday onde você executa um projeto e posta um passo-a-passo. Parece que este modelo de negócio está na moda! hahaah.
__________________________________________
3) Fóruns:
Element14 road tests: O fórum do Element14 é voltado para os (milhares de) produtos comercializados pela empresa; é um fórum bem ativo e com muito conhecimento armazenado. A parte interessante é que eles sempre separam alguns produtos (placas principalmente) para dar aos interessados em testar e escrever uma opinião: para participar (e “concorrer”) basta inscrever uma ideia de utilização do produto, e esperar ser selecionado.
Arduino.cc: o fórum oficial do Arduino.cc é repleto de ideias, projetos, discussões, dicas, etc. É o primeiro lugar que qualquer interessado por Arduino deveria fuçar por informações. Eu mesmo já fiz perguntas e dei dicas lá, e sempre fui muito bem recebido.
Comunidade ARM: a Britância ARM desenvolve e licencia arquiteturas de processadores para fabricantes ao redor do mundo. A maioria esmagadora dos nossos gadgets atuais (Arduino Zero, computadores embarcados, celulares, media centers, etc) roda com processadores ARM. O fórum da ARM é o lugar indicado para dúvidas e sugestões sobre a (infinita) curva de aprendizado em programação para estes processadores (e o mais legal: eventualmente são oferecidas algumas placas de  desenvolvimento gratuitamente!).
– Comunidade EDN: é uma espécie de comunidade onde todos contribuem com ideias, postagens, conversa (fórum) e notícias. Particularmente eu não conhecia esta página, e agradeço ao Josué Lima (membro da comunidade Arduino Brasil no Facebook) pela dica!.
__________________________________________
4) Notícias/ Atualidades:
Twitter e Google Plus: sim, eu utilizo Google Plus!, e ele é uma das minhas principais fontes de informação. Todas (sério, todas) as empresa de semicondutores, portais maker, portais de notícias, pessoas influentes deste meio, todos têm um perfil ativo no Google Plus e também no Twitter. Seguir empresas/pessoas/portais nestas mídias socias é a melhor forma de ter acesso instantâneo á informação sobre eletrônica e sistemas embarcados.
__________________________________________
   Listão este, certo? conforme comentado acima esta é só a “ponta do iceberg”, existe milhares de portais com informações valiosas mundo afora; por isso eu quero ouvir sua opinião: de onde você tira sua informação, seu conhecimento sobre eletrônica e sistemas embarcados?.
Conteúdo maker: Guia definitivo de canais blogs fóruns e páginas
Classificado como:                                                                    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
19 + 4 =