O mundo de ioT (internet das coisas) vai ganhar um reforço de peso: a Linux Foundation (mantenedora oficial do Kernel do Linux) anunciou a intenção de criar um novo kernel Linux que será RTOS (sistema operacional em tempo real). O nome oficial do projeto é Zephyr e já tem até site oficial. E a melhor parte de tudo isto? vai ser open-source! yupiii
Logo oficial do projeto
   O efeito imediado para nós do mundo Maker é que os primeiros hardwares que receberão versões do novo kernel são: 
– Arduino 101 (com chip Inter Curie)
– Arduin Due (SAM3 Cortex-M3)
– Intel Galileo (Gen2)
– Freescale FRDM-K64F (Cortex-M4 com instruções de DSP)
   Aí você me pergunta: como assim RTOS? qual a diferença dos Linux embarcados que existem atualmente? A resposta não é tão simples, mas pode ser vista desta forma: em um sistema RTOS toda a informação que vêm ou vai para o mundo externo (periféricos) tem prioridade máxima sobre todos os outros processos, o que quer dizer que estes periféricos recebem e enviam estímulos quase que em  “tempo real”.
   Mas você ainda não está convencido, e argumenta: “E quanto ao Raspberry Pi? Banana Pi? Android?” e eu respondo: apesar de terem capacidade de lidar com I/O’s de forma extremamente rápida e com qualidade, estes sistemas baseados em Linux não foram projetados para serem RTOS. Aplicações de um RTOS incluem: controle de motor (utilizados em drones por exemplo), controle cinemático de robôs, aquisição de dados em veículos autônomos e controle de vôo.
   Opinião: julgando pela “capacidade” do hardware que vai receber o novo kernel (ARM Cortex-M3 e Intel Curie) este novo sistema operacional tem potencial para ser adotado massivamente pela indústria e pelo movimento maker; o concorrente mais próximo (que inclusive já está no mercado) é o mBed OS, um sistema operacional (e ecossistema de hardware) que roda em processadores ARM e foi desenvolvido pela própria ARM (porém não é RTOS).
   Se executado da maneira correta, este plano da Linux Foundation tem tudo para ser a entrada do Linux em ioT com o pé direito.
Veja o anúncio oficial Aqui.
Linux Foundation anuncia RTOS (sistema operacional em tempo real) – Zephyr
Classificado como:                                                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
16 + 16 =