Hack do Fritzen é uma série de artigos periódicos sobre pequenos “hacks” ou “jeitinhos” que facilitam o trabalho na bancada de eletrônica.
   Muitas vezes durante meu trabalho com prototipagem de sistemas microcontrolados eu precisei de Led’s para indicar o status do programa (fazer um simples debugging, depuração), e também precisei de chaves (botões) para mudar o estado de um programa ou simular uma ação.
   Durante muito tempo eu fiz exatamente como todo iniciante faz, dediquei um pequeno espaço de uma protoboard para colocar os Led’s e as micro-chaves; porém dependendo do tamanho da montagem e do espaço utilizado na protoboard, fica inviável e até mau-organizado fazer desta forma. Sem falar que algum cabo pode se desconectar ou dar mau-contato, aí você perde horas só procurando o defeito!.
   Foi aí que tive a ideia de montar uma pequena placa (que conheço como “giga“, não sei porque) com Led’s e chaves que pudesse ser conectada á protoboards ou placas através de fios ou conectores. O esquema de ligação está abaixo, juntamente com algumas fotos da montagem.

 

 

Os materiais utilizados foram:
– Fio rígido 26 AWG (0,13mm2), encontrado no eBay com o nome “26 AWG wire Hook-up DIY Electrical“,
– Placa furada, que pode ser comprada no eBay com o nome “Double side prototype PCB“,
– Led’s 5mm em diversas cores,
– Resistores 1kOhm (1000 ohm) 1/4W,
– Push-buttons (chave) 12 mm, encontrado no eBay com o nome “12 x 12 x 9mm Momentary Tact Tactile Push Button”.
O funcionamento do circuito é o seguinte:
Quando os led’s receberem 5V eles acendem, pois estão conectador ao GND
– Quando alguma das chaves foi acionada (pressionada) o fio correspondente receberá 5V (nível lógico alto), pois com a chave aberta o mesmo pino estará conectado ao GND através do resistor de 1k ohm.
É um hack simples e fácil de fazer, e que facilita muito na hora de prototipar circuitos eletrônicos. Se você achou este artigo útil de alguma forma, ajude-me divulgando-o no Facebook, Twitter e outras redes sociais, para seus amigos e conhecidos!.
Hack do Fritzen [1] – Led’s e botões sempre á mão
Classificado como:                                        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
20 + 19 =