Com o avanço da tecnologia e diminuição de custos de produção de componentes de silício, surgem a cada dia processadores e microcontroladores mais avançados, mais rápidos e com menor consumo de energia. 
   Sistemas operacionais como o Linux são capazes de rodar em microcontroladores há algum tempo (procure por uCLinux), porém linguagens de programação interpretadas (veja aqui) são uma “novidade” no mundo embarcado: somente nos últimos anos surgiram processadores energeticamente eficientes e rápidos para rodar Python e Javascript.
   Um exemplo de systema embarcado que roda Javascript é a plataforma Tessel; já quado se fala em Python o conhecido (e querido) chip WiFi ESP8266 é capaz de rodar MicroPython!.
   O artigo de hoje vai comentar sobre uma campanha de financiamento coletivo do Kickstarter que ajudou a financiar o Espruino Pico, um microcontrolador ARM Cortex-M4 rodando á 84MHz e que interpreta Javascript!.
   Eu fui um dos apoiadores (backers), tendo recebido um Espruino Pico igual ao da foto acima. A campanha foi realizada entre 24/10/2014 e 23/11/2014 e arrecadou  £67.532,00. Mas se você está curioso e com vontade de comprar uma belezinha destas, ela está disponível agora na Adafruit (USA) e também na SeeedStudio (China).
   Em termos de especificações, o Espruino Pico é baseado no STM32F401 da ST Semiconductor, um ARM Cortex-M4 com 384kB de memória flash (!!) e 96kB de RAM (!!), tem 22 GPIO (pinos I/O de uso geral), 9 entradas analógicas, 2 portas Serial de hardware e tolera 5V (apesar de ser alimentado com 3,3V). O mesmo código do Espruino Pico pode ser rodado nas placas NUCLEO F401RE e STM32 VL Discovery, além do já conhecido ESP8266.
   Esta pequena placa pode ser conectada diretamente às portas USB do computador, ou ainda á um HUB USB qualquer. A programação pode ser feita através de uma IDE (ambiente de desenvolvimento) que roda no Google Chrome, e pode ser baixada na Chrome store, o que é muito conveniente para desenvolvimento rápido e em qualquer computador com acesso á internet (grande sacada dos criadores deste produto).
   O Espruino Pico vai aparecer no computador como uma porta COM, exatamente igual á maioria dos sistemas embarcados com interface USB atualmente (Arduino, etc). A IDE do Espruino vai então solicitar a confirmação de conexão do mesmo; após isso é só sair programando: você pode tanto executar comandos separados no “terminal” (parte da esquerda da imagem acima) como ligar e desligar um LED, ou então elaborar programas maiores e envia-los diretamente á placa (parte direita da imagem acima).
   Definitivamente as linguagens interpretadas chegaram aos sistemas embarcados, e na minha opinião ganharão cada vez mais força: não é mais necessário “tirar leite de pedra” nos processadores modernos; veja por exemplo os smartphones atuais: são inúmeras vezes mais poderosos que o seu computador de 15 anos atrás. A tendência é que todos os objetos á nossa volta tenham uma certa capacidade de processamento e estejam cada vez mais conectados á internet (vide ioT).
Espruino Pico – Javascript embarcado! (Kickstarter)

3 ideias sobre “Espruino Pico – Javascript embarcado! (Kickstarter)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
16 + 15 =