Update: eu publiquei um Instructables (veja aqui) ensinando como utilizar esta técnica (em Inglês).
  
   O autor deste blog é um apaixonado por eletrônica e sistemas embarcados, e ganha sua vida desenvolvendo soluções eletrônicas diversas (placas eletrônicas). Uma das maiores dificuldades sentidas durante o desenvolvimento de produtos é a escassez de componentes elétricos e eletrônicos no Brasil: tudo tem que ser importado ou comprado de importadores ou revendedores; poucas peças são fabricadas no país.
   As placas de circuito impresso (aquela placa verde que “segura” os componentes sobre sí) são um dos itens mais simples da lista de materiais de cada projeto (dependendo do número de camadas e  tamanho dos  componentes, claro). Há no Brasil vários  fornecedores de placas de circuito impresso, porém preços muito bons são conseguidos de fornecedores na China; o problema de mandar fazer placas de circuito impresso baratas no exterior é o prazo de entrega.
   Aí que entra a criatividade na sua forma mais interessante: caso você queira “validar mecânicamente” uma placa de circuito impresso simples (antes de te-la em suas mãos), você pode fazer um mock-up em tamanho natural e validar sua ideia na hora!. A definição de mockup é “um modelo em tamanho real utilizado para fins de verificação de design, avaliação ou ensino”. Abaixo um exemplo de mockup: a ISS completa (estação espacial internacional) em tamanho natural e toda funcional.
   A placa de  circuito impresso que eu quero “simular mecânicamente” é vista abaixo, um Arduino UNO compatível que acabei de desenvolver. Eu disponho da  maioria dos componentes utilizados (menos a placa de circuito impresso) por isso decidi “dar um jeito” de ver a plaquinha montada antes de ter a PCI em mãos.
   Tudo que você vai precisar é imprimir a imagem da sua placa  em tamanho natural (escala 1:1) e colar a impressão sobre um  pedaço de papelão, utilizando cola branca comum para papel.
   O próximo passo é fazer a furação dos componentes passantes, que é perfeitamente realizável utilizando uma agulha de costura bem fina. 

   O último passo é a inserção dos componentes: deve ser feita com cuidado e atenção pois certamente os componentes eletrônicos envolvidos são mais caros que uma folha de papel e um  pedaço de papelão.

   O resultado final é um protótipo mecânico básico de sua placa, afim de validar distanciamento entre  componentes e compatibilidade  (encaixe) entre sua placa e outras externas (shields por exemplo) ou ainda componentes opcionais.
   Gostou de aprender esta técnica aqui no blog? então compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso á ela 🙂  .
Prototipagem mecânica (mockup) de placas eletrônicas em PAPEL!

4 ideias sobre “Prototipagem mecânica (mockup) de placas eletrônicas em PAPEL!

  • janeiro 25, 2016 em 5:58 pm
    Permalink

    Obrigado Pedro!. A ideia partiu de uma necessidade minha, e percebi que é algo bem original (não achei referências na internet), então resolvi fazer um artigo sobre.

    Resposta
  • janeiro 25, 2016 em 10:34 pm
    Permalink

    Muito interessante. Sou engenheiro eletrônico e desenvolvo projetos diariamente. Gostei muito da idéia.

    Resposta
  • janeiro 25, 2016 em 11:24 pm
    Permalink

    Obrigado pelo comentário Alysson. Apesar de simples, esta ideia me salvou de mandar fazer aquela placa errada. Dá pra ver o conector da fonte batendo nos capacitores na esquerda embaixo da foto!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
14 + 17 =