O artigo de hoje fala sobre uma iniciativa educacional de um grupo do Reino Unido (UK) – o Codebug, que se tornou realidade graças á um financiamento coletivo na plataforma Kickstarter. A campanha ocorreu entre 24/03/2015 e 27/04/2015 e levantou £18.836,00 com o apoio de 756 apoiadores do mundo inteiro.
   O CodeBug é baseado no PIC 18F25K50 da Microchip (datasheet aqui), um microcontrolador de 8-bit comparável ao novo ATMEGA328PB, e hardware muito similar ao Arduino UNO. A placa CodeBug conta com uma matriz de 5×5 LED’s e quatro entradas/saídas digitais com capacidade de conexão de sensor capacitivo (Capacitive sensing, basicamente qualquer objeto que tenha água em sua composição, como partes do corpo humano ou frutas!).
   A programação do CodeBug é feita através de uma linguagem visual (blocos) diretamente no navegador (IE, Chrome, Firefox, Edge, etc). Basicamente é necessário somente arrastar os blocos e posiciona-los de forma a executar as funções desejadas; existe também um simulador de código direto na tela de programação, então você pode ver seu código rodando “virtualmente” antes de baixa-lo para a placa.
   Eu fui um dos apoiadores deste projeto, tendo recebido minha placa em Outubro do ano passado (2015), porém somente agora dediquei um tempinho á testa-la e fazer este review. O processo é  super simples: você deve se cadastrar em codebug.org.uk/ , onde será aberta a janela de programação visual; aí é só deixar a criatividade rolar solta!.
   Eu fiz o vídeo abaixo com uma pequena demonstração da matriz de LED’s piscando alternadamente. Você pode ver o código que está rodando no CodeBug neste link.
   A campanha do Kickstarter já acabou, mas você ainda pode adquirir sua CodeBug nos distribuidores oficiais, que incluem PiMoroni, PiHut, Element14 and Rapid. Na última checagem que fiz, os preços variavam entre £12.50 e £15 (R$80).
CodeBug, uma plataforma de ensino – Kickstarter
Classificado como:                                            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
29 + 2 =